Como fazer uma redação original?

Por um lado, em milhares de redações sobre um tema já batido (que é o que acontece nas provas de redação) não podemos esperar nada muito diferente, concorda? A maioria vai falar mais ou menos a mesma coisa, e quem for especialista no assunto vai mostrar algo original, mas são pouquíssimas pessoas – geralmente são gente com formação superior. E a originalidade não é um critério mais importante que a clareza, por exemplo. Então não se preocupe com isso.

 

Por outro lado, você tem grandes chances de ser original (pelo menos um pouco mais que seus concorrentes) se você escrever com o coração! Não é fácil explicar isso, mas a maioria dos alunos escreve com o cérebro, pensando em regras, super tensos. Quando o aluno começa a se soltar e ser ele na hora de escrever, aí ele fica mais próximo de ser original! Para isso ele vai precisar escrever do jeito que ele falaria com o corretor, isso é básico. Enquanto ele não for ele, não tem como ser original – ele sempre vai ser outra pessoa!

Em outras palavras, se você quer ser original mas escreve com aquela estrutura fixa de cursinho, não vai conseguir ser original; contente-se com  o básico.

 

Originalidade também tem  ver com estilo. Você tem o seu estilo, qualquer colega seu poderia me dizer qual é seu jeito, qual é seu estilo! Esse é você. Na hora que você de verdade aparecer na sua redação…ah… você vai ganhar fãs de sua escrita! Nada como uma pessoa autêntica, você não acha?

E você não tem outro igual no mundo – daí você é original automaticamente! Não tem outro caminho.

 

Eu ensino a escrever com o coração… 

Dê uma olhada nesta promoção…

 

Anúncios

2 respostas em “Como fazer uma redação original?

  1. oi professora me salvaaa!!!!!! eu estou fazendo um curso de redação muito bom aqui em São Paulo, que tem turmas pequenas (12 pessoas). E só agora achei seu site! Eu tenho muuuuuito bloqueio! A professora é maravilhosa, mas na aula dela eu não tenhoproblema, só na hora de fazer a redaçãõ! Eu começo e apago mil vezes 😮 … será que seu curso pode me ajudar? eu tenho dúvida ainda se vou sair desse que eu estou fazendo agora.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s