“Não gosto das minhas redações!”

Minha aluna Flávia é vestibulanda de Relações Internacionais.

Tivemos hoje sua segunda aula presencial. Logo de cara ela já me disse “fiz a redação pra hoje mas não gostei!”. Muita gente fala isso quando me traz a redação… Você também não gosta do que escreve?

Bem, no caso dela eu descobri o motivo de ela não ter gostado da redação. Ela escreve redações que parecem páginas de um livro de história ou geografia – tudo que ela escreve é verdade, não tem como discutir, mas eu já estou careca de saber. São dissertações, mas não argumentativas, e sim expositivas! E os vestibulares querem é a argumentativa.

O detalhe é que ela adora ler!

Veja: a redação argumentativa (tipo de dissertação pedido em todos os vestibulares e concursos que eu conheço) precisa ter um dedo seu! Você precisa aparecer na redação, não dá para ter medo!

Claro, se você estudou no sistema de ensino brasileiro, provavelmente você aprendeu que tudo que você pensa é bobagem, e que só o professor pensa certo. E o efeito disso é o medo de escrever sua própria opinião.

Isso não é um bloqueio, mas isso não dá certo nas provas concorridas (nas menos concorridas pode dar).

A solução para a Flávia está sendo uma discussão insistente sobre o assunto da proposta de redação de maneira que eu a ajude a perceber qual a posição dela sobre o assunto. Só depois de ela perceber onde está ela naquele assunto é que ela estará livre para escrever.

 

Na discussão de hoje ficou muito claro que ela se proíbe de dar sua opinião sincera sobre os assuntos, ela deve ter sido criticada no passado. E naturalmente ela não gostava das redações dela até hoje, afinal não tinham a cara dela!

Pense se esse não é seu caso.

***

Gosta dos testes de ambiguidade? Faça este aqui…

O que você usa para não repetir o “porque”? Te dou algumas ideias…

 

Deixe um comentário

