Como (não) fazer uma introdução…

Eu já tinha falado sobre introdução antes – o momento mais sofrido da redação, não é mesmo? – mas acabo de ler num site que a introdução precisa ser criativa porque ela é que vai prender o leitor.

Bem, isso de prender o leitor, numa redação de concurso ou vestibular, é um pouco diferente, porque ele está sendo pago para ler a redação e avaliar, mesmo que seja chata!

Prender o leitor é algo mais para textos publicitários, onde a criatividade realmente faz toda a diferença!

Seu texto em concursos e vestibulares só precisa ser claro. Direto ao ponto.

Quanto à introdução em si, essa ideia de que ela precisa ser criativa é que está levando os alunos a inserirem na introdução frases de famosos, frases de efeito, longas contextualizações sobre a globalização e etc… coisas que acabam ocupando linhas preciosas da sua folha, e tomando seu precioso tempo, e nem sempre têm utilidade no texto!

Se você soubesse quantos pontos valem esses detalhes criativos de introdução, você não perderia mais tempo com eles…

A parte mais  importante da sua redação é o meio. Ele é que pode lhe trazer pontos a mais!

 

Aprenda comigo a fazer uma introdução perfeita em alguns  minutos! Escolha seu curso!

Tá a fim de usar “cujo” alguma vez na vida? Eu te ensino!

Você demora pra começar a redação? Esta aula é pra você!
áudio de 1 hora por R$ 40,00 – envio em 24 horas
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
 

4 respostas em “Como (não) fazer uma introdução…

  1. eu aprendi a começar da introduição mesmo. MaS isso tá errado? Minha introdução demora muito pra ser feita e fica enorme. E tem vezes que eu apago tudo e começo de novo, é muito difícil pra mim começar! Acho que aprendi muita coisa errada então, minha professora pede pra por frases famosas……..

    Curtido por 1 pessoa

    • Não está errado. Não tem errado nem certo na redação, Helô… Ninguém nem vai saber se vc começou pela introdução ou pelo meio da redação! O problema é o trabalho que isso está te dando! Por quanto tempo vc aguenta isso? O tempo está passando, e vc precisa resolver isso! (eu fico agoniada!).
      Olha, se vc puder, ouça meu áudio de desbloqueio porque eu dou um exercício legal pra vc desbloquear esse drama de começar redação! vai lá no escrevacerto.webnode.com e clica em “áudio”

      Curtir

  2. olá professora, você aceitaria um aluno mais velho? (rrsss). Sou Henrique, dentista, e agora vou entrar na área de Direito! Tenho lido seu blog há alguns meses,é muito bom, parabéns!. Estou com as matéria todas em dia, estudo sozinho, mas redação…. acho que preciso começar do zero! Quando fiz vestibular no século passado parecia mais fácil. Pretendo começar redação com você em julho, mas queria saber se é bom eu ler alguma coisa antes. Abraços!

    Curtir

    • opa, pode chegar Henrique! aluno aqui não tem idade! Você pode ler revistas como Carta Capital, Piauí, Caros Amigos ou Le Monde Diplomatique (Brasil). Mas o mais importante é desenvolver sua opinião sobre o que lê. Isso a gente vai fazer nas aulas. Obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe um comentário

