Na redação não pode fazer crítica?

Que bom! Estou percebendo que os alunos já estão ficando mais desconfiados com relação às “dicas” de redação que leem na internet e às “regras” para fazer redação que aprendem nas escolas e cursinhos!

Maravilha!

Agora pela manhã recebi uma nova aluna vestibulanda de outro estado – do Rio Grande do Norte – que me encheu de perguntas! Uma delas era esta:

“Mas eu não posso fazer críticas né? Aprendi  que não posso…”.

Eu já ouvi isso antes… por que alguém quer proibir você de fazer críticas? Que eu saiba, na democracia se pode criticar, não é? Você pode criticar como quiser. Agora, uma pessoa que nunca escreve, não treina, e resolve criticar, pode acabar sendo radical, pode não ter motivos bons para criticar, pode usar termos ofensivos… pode acontecer isso sim!

Quanto ao Enem, eu realmente acho que seria bom não criticar diretamente o governo do momento… sinto que o Enem é uma prova corrigida de maneira antiquada, mais apropriada àquela época da Ditadura.

 

Então, se você tiver vontade de criticar, critique! Criticar não significa xingar; e você tem visto críticas por aí nos jornais e revistas com frequência. Mas é bom você começar a treinar, para ficar seguro(a) nas suas críticas, só isso!

 

***

Seu curso completo de redação para vestibular por skype a partir de R$ 29 a aula está esperando por você!

Seu curso completo de redação para concurso por skype a partir de R$ 29 a aula está esperando por você!

Deixe um comentário

