Como escrever com clareza?

Vou falar brevemente hoje sobre uma “dica” dessas que circulam pela internet, em sites sobre redação.

(É aquela história: se dica funcionasse, ninguém precisava de treino nem de professor…)

 

Esta dica um meu aluno concurseiro viu num site, recentemente: “escreva com clareza”.

E eu pergunto… como você sabe se está escrevendo claramente?

Tem tanto aluno que acha que está sendo claro e quando chega aqui descobre que estava claro só pra ele…!

 

Só sabemos se estamos sendo claros vendo a reação de alguém quando lê o que escrevemos. Sozinho você não consegue descobrir seu nível de clareza!

Eu sempre dou toda a orientação possível no meu blog, mas um dia você vai precisar pedir a ajuda de um professor de português de verdade, para ter a exata noção.

Portanto, veja como dicas não ajudam  em nada… é treino mesmo, não tem jeito!

 

***

Vestibulando: aula de redação por skype por R$ 29,00!

Concurseiro: aula de redação por skype por R$ 29,00!

 

 

4 respostas em “Como escrever com clareza?

  1. Professora, aqui é o Guilherme do Paraná. Sempre vejo tuas correções lá no grupo do Enem no facebook e elas me chamam a atenção porque são diferentes você mostra coisas que a gente não percebe. Mas eu queria te perguntar sobre uma dificuldade que eu tenho que é parar no meio da redação e ficar sem ideia. Eu escrevo o parágrafo da introdução, o segundo parágafo e depois parece que não tem mais nada pra escrever. Aguardo sua resposta e obrigada pela atenção.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ô Guilherme, obrigada pelo comentário! Legal vc gostar das minhas avaliações! Então, esse seu probleminha eu batizei de “síndrome do terceiro parágrafo”! Muita gente tem. Isso tem a ver com você atropelar etapas… se você ainda não imaginou direitinho o que você vai falar, ou aonde você quer chegar com seu texto, acontece de você interromper a escrita… e ficar no vácuo. Para evitar isso, demore o quanto precisar para decidir seu objetivo com seu texto.JAMAIS JAMAIS JAMAIS saia da leitura da proposta de redação para o rascunho! Veja minha aula 1 gratuita sobre isso: http://escrevacerto.webnode.com/vestibular/aula-virtual/aulas-gratis/
      É importante você superar esse bloqueio ein!

      Curtir

  2. Boa noite, queria fazer aulas presenciais com você em julho, como eu faço? dá para ficar com a redação perfeita em um mês? em agosto eu não vou ter mais horários livres. Obrigado (vou prestar engenharia)

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Roger, será um prazer ajudar vc. Não sei se sua redação vai ficar no nível necessário em um mês, porque não sei como vc está em redação, mas não é impossível.E melhorar vc vai, isso eu te garanto. Aproveite mesmo julho enquanto seus concorrentes “descansam” 😀 é a melhor coisa! Um mês faz muita diferença! Escrevi para seu email os horários que tenho. Beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

