Devo pular linha entre parágrafos?

Dúvida comum: deixo linha entre dois parágrafos?

 

Isso de deixar linha entre parágrafos ou depois do título é algo mais relacionado ao visual que ao português. Não existe qualquer exigência disso quando se escreve um texto, creio que isso foi uma exigência formal que trazemos do primário.

Em provas há um número de linhas que – vamos reconhecer – você está pagando. Se você pula linha entre parágrafos você está jogando fora uma linha. Depois ela pode fazer falta lá no final…

Nenhuma organização vai puni-lo por pular linhas, portanto; trata-se de opção sua. Eu não pularia.

 

***

Você pode melhorar sua redação a partir de R$ 29!

E pode usar “nós” na redação?

Anúncios

8 respostas em “Devo pular linha entre parágrafos?

    • oi Gil, obrigada por passar por aqui. Mas eu não tenho dicas pra redação… não existe dicas pra redação! leia os quase 500 posts deste blog que isso já vai te ajudar muito! Gil, as pessoas que têm redações boas não conseguiram isso com dicas, conseguiram treinando!

      Curtir

  1. professora, tenho seguido suas postagens já faz um tempo e estou gostando muito. Estou terminando o curso de Letras em Curitiba e meu sonho é abrir um curso de redação. Você me daria umas dicas? Eu queria fazer algum curso que não fosse aquele curso engessado.

    Curtido por 1 pessoa

    • ai, que bom, que honra! Olha, tem muita coisa pra se pensar antes de abrir um curso de redação: seria em grupo ou individual? em qual local da cidade seria (se for fixo), quantos alunos por turma? quanto tempo de aula? qual o objetivo da aula? qual o público? e etc etc…
      Do ponto de vista pedagógico, seria bom você, que será professor de verdade, não enveredar pelo caminho do professor “show man”; isso pode atrair alunos, mas não tem efeito na redação – o bom mesmo é você descobrir a dificuldade de CADA aluno (use coaching!), e fazer o aluno treinar. O foco do curso NUNCA pode ser o professor, tá bem? Você não será o mais importante 😉 … Dá pra fazer isso em grupo, mas grupos pequenos, claro. Por exemplo, o chamado laboratório de redação é muito interessante, e tem no máximo 8 alunos. De imediato você talvez ache que ter turmas de 20 alunos vá te dar um ótimo retorno financeiro, mas na prática o bom é ter poucos alunos 100% felizes e bem sucedidos!
      Aqui em São Paulo temos cursos dos dois tipos – quando não tenho vaga para um aluno que surge eu o envio para outro curso no molde do laboratório de redação, ao passo que eu recebo alunos que desistiram de cursos em grupos grandes com frequência!
      Espero ter ajudado! 😉

      Curtir

  2. oi professora, faço um curso de redação com mais 15 pessoas na sala e nem sempre dá pra tirar todas as dúvidas, e hoje recebi minha redação corrigida por eles, você poderia me dizer se é verdade que não pode escrever “só serve”?? Eu escrevi “algumas notícias só servem para chamar atenção”, e eles riscaram e disseram que é coloquial.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Andre, não tem nada de verdade nisso, a expressão “só serve para” não tem nada de coloquial. Voutedizerumacoisa viu… 😡 Você já viu meus posts sobre termos coloquiais? Vai lá na lupa e procura.
      Vc é vestibulando ou concurseiro? Não quer fazer meu curso virtual? Dá pra fazer junto com esse seu! Assim pelo menos você não perde tempo, porque a SUA REDAÇÃO é que é o mais importante, não teorias teorias…
      Obrigada por passar por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s