Como estudar redação sozinho?

Muitos vestibulandos e  concurseiros estudando sozinhos este ano… rodeados de apostilas e usando grupos na internet.

Vamos dar uma orientação para esses alunos, sobre o que fazer, sozinhos, para melhorar a redação, já que redação não se estuda (como eu já disse).

  • Evitem ler livros ou sites com regras para fazer redações. Isso vai acabar bloqueando você cada vez mais.
  • Sugiro que leia as aulas grátis do meu site, que são um apoio usado por meus alunos do curso virtual. Estão disponíveis para concurseiros e para vestibulandos. Elas não ensinam regras.
  • Procure neste blog aqui por posts sobre coisas que você aprendeu até então na escola/cursinho e não funcionam.
  • Ouça com atenção todos os debates que puder, especialmente nas rádios. Isso vai fazer você pensar de  muitas formas variadas sobre um mesmo assunto, e vai melhorar sua argumentação.
  • Não fique escrevendo sem parar achando que isso vai ajudar. Isso ajuda se você não tem prova pela frente. E isso ainda é uma perda do seu precioso tempo! Uma vez por semana é o ideal. Veja também a observação abaixo.
  • Leia as redações boas que você puder, mas só leia as que foram aprovadas oficialmente. Se você ainda não tem treino de redação, e acha que não escreve bem, não leia redações de sites que não sejam de vestibulares ou concursos, não leia redações de professores – isso não é parâmetro para você, você precisa ter noção da escrita de gente como você.

 

Isso já vai ajudar muito se você quer estudar sozinho!

Mas, uma observação importante: assim que você tiver condições, pague um professor por meia hora ou pouco mais, para finalmente ter uma avaliação igual à de uma prova. Esse serviço é fundamental, e vai economizar para você mais um ano de curso preparatório! Evite deixar isso para a última hora. Embora não seja necessário um ano inteiro com um professor para isso, em cima das provas vocês podem estar tensos e isso pode atrapalhar demais!

(Comigo você  pode ter esse auxílio pela internet ou presencialmente)

 

Eu sempre estudei sozinha e te garanto que tem tudo pra dar certo! Cruzando os dedinhos aqui por você! 😀

Aliás, aproveite a PROMOÇÃO – você quer economizar, não quer?

Deixa eu aproveitar para mostrar o material gratuito de pré-vestibular da Unesp! 

24 respostas em “Como estudar redação sozinho?

  1. Eu estudo sozinho, e vi no seu outro post aquele aluno que estudou sozinho e entrou na USP, e isso me deixou com esperança. Eu só posso estudar se for numa faculdade pública. Quero fazer economia. Já vou começar a seguir suas dicas, redação é meu fraco. Obrigada pela ajuda, seu blog tem muita coisa importante!

    Curtido por 1 pessoa

    • obrigada por visitar meu blog! É difícil pra todo mundo, pra vc e pra quem está no cursinho, então vc está de igual pra igual. Eu tb sempre estudei sozinha e passei onde queria. Aproveita bem o material do post e vai lá nas minha aulas grátis no meu site: escrevacerto.webnode.com e clica em vestibular, depois “curso virtual”, e vai ver as aulas!

      Curtir

  2. sou a Nathalia, de Morada Nova,. no Ceará. Estou estudando sozinha também. Você acha que dá para tirar uma boa nota na redação do Enem estudando sozinha? Pode ser sincera. 🙂 Eu sonho em fazer farmácia, mas fico bem desanimada porque não tenho como fazer um curso aqui na minha cidade. Vou seguir suas dicas tchau!

    Curtido por 1 pessoa

    • nossa Natty, desculpa a demora em responder!! Eu acho que não dá pra tirar uma boa nota na redação do Enem sozinha, não… Eu aconselho você a fazer meu curso virtual, porque ele é bem em conta (a partir de R$ 29) e resolve o problema de não ter um curso na sua cidade. As dicas do meu blog servem para ajudar os alunos a perceberem que redação não tem isso de regras, e que existe solução para quem já está bloqueado na hora de escrever, mas precisa de vez em quando escrever para um professor ler. Queria que você fosse minha aluna.. 😉

      Curtir

    • oi Gandi, as regras para escrever uma dissertação são aquelas que vc já sabe: introdução – desenvolvimento – conclusão. Qdo eu digo para não ir atrás de regras eu me refiro a regras do tipo “não pode fazer isto” ou “não pode fazer aquilo”, ou “não pode escrever a palavra X” ou “não pode repetir palavra”… esse tipo de absurdo. Eles estão por trás de todas as dificuldades que vcs criam… pode acreditar!
      Vá lá nas minhas aulas gratuitas, Gandi!

      Curtir

  3. Oi professora , meu nome é Patrick. Ano passado eu fiz um curso de redação online pago, mas eu não sentia que eu estava melhorando, e agora não sei se fazendo só o seu curso eu melhoro. Tenho essa dúvida. Vou prestar fisioterapia, obrigado. (moro em Eunapolis)

    Curtir

    • Oi Patrick, obrigada pela mensagem! Já tive alunos de Eunápolis!
      Pode fazer só meu curso, tranquilo, o resultado é imediato, vc nem vai ter tempo de ficar apreensivo! Este ano suas chances vão aumentar e seu gasto vai diminuir! Escolha um curso à distância aqui.

      Curtir

  4. oi professora, gostei do seu post, me ajudou, eu vou ter que estudar sozinho este ano, eu terminei o médio no ano passado e prestei algumas públicas. Eu não passei mas não fui mal, só que redação para mim foi difícil , eu não consegui fazer o final. Queria fazer um curso já no começo do ano, qual voce me sugere, eu moro em Assis Chateaubriand no Paraná. Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ô Adilson… mil desculpas pela demora pra te responder.. 😦
      Que bom que meu blog tá te ajudando…
      Pra vc tem 3 opções: online (skype), virtual (email) ou correio. Todos com o mesmo resultado garantido.
      Vou te enviar os detalhes de cada um por email tá?
      Beijão

      Curtir

  5. olá, vai ser meu segundo ano de cursinho, estou pretendendo fazer jornalismo. Já fiz aulas de redação com um pessoal que entrou na Usp, mas eu acho que no meu caso não deu muito certo; eu fiz uns meses com um aluno de medicina da usp e depois passei pra outro que fazia engenharia mas sabe quando não evolui? Eu não sentia melhora nenhuma, aí parei. Queria fazer aula com p rofessor mesmo agora, a senhora tem vaga para maio? quero aula pela internet

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bom dia, tenho um filho que vai para o primeiro ano de cursinho, ficamos muito frustrados com o resultado dele nos vestibulares, esperávamos que ele passasse direto do colégio. Em exatas ele vai bem, mas ele não gosta de escrever. No ano passado ele e os amigos fizeram um curso de redação. No fim o curso não adiantou nada, e durou quase o ano todo, ocupava uma tarde inteira praticamente e as notas dele de redação nas provas foram bem abaixo do que ele tirava no curso. Não sei se o problema foi ele ou o curso. Estamos pensando que seria melhor ele ter um professor particular, que também nos custaria menos. Qual a relação entre as notas de um aluno em seu curso e as notas que ele tira nos vestibulares? Agradeço a atenção.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Edilson, não creio que seja um problema do curso que seu filho fez, porque todo curso de redação, independente da técnica, ensina redação. O que acontece é que redação é uma HABILIDADE, não é uma matéria, e se o aluno não treinar, ele não evolui mesmo. Pode ser que seu aluno não fizesse as redações que o curso pedia, e pode ser também que ele fizesse mas sabe-se lá em que condições – interrompendo para fazer outras coisas, ou demorando dois dias… E isso um curso em grupo não tem como resolver.
      Sobre as notas – boa pergunta -, sim, é possível prever a nota que o aluno vai tirar na redação, mas somente em cursos individuais. As notas que meus alunos tiram são iguais ou próximas às que ele tira comigo. Mas isso acontece porque o aluno tem uma sequência de redações comigo, então o risco de “alguma coisa sair errado” na hora H é mínimo, entende? Habilidade exige treino, não aula teórica.

      Curtir

        • Não tenho na quarta, infelizmente. Eu tenho lista de espera para a quarta-feira, ele pode ficar nela, mas ainda tenho vaga em outros dias. Decida o mais rápido porque em maio as vagas costumam se esgotar, são só 15. Se ele puder em algum outro dia… escreva-me no escrevacerto@hotmail.com, por favor

          Curtir

  7. peguei seu blog no spotted. Nunca fiz curso nenhum de redação e este ano não vou poder fazer cursinho tambem. Não sei se vc pode me ajudar, eu estou prestando biomédicas, e preciso muito mesmo de ajuda na redação. Eu não estou entendendo por que não consigo nota boa na redação, quando eu fazia cursinho eu tirava notas 7 mais ou menos mas no vestibular eu to tirando menos. Tem alguma dica para o meu caso? Eu acho que não poderia pagar o seu curso também.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Tulio, fico feliz que você tenha me encontrado, posso te ajudar sim. O seu caso é típico de quem não foi orientado de acordo com os vestibulares. Você pode ter aprendido regras que te engessaram e que obviamente não funcionam em todos os temas, ou pode não ter sido treinado para melhorar os argumentos. Geralmente é isso… Isso tem cura e é rápido! Tem certeza de que você não pode ser meu aluno? Tem curso com pacotes de 4 aulas a partir de R$ 130,00… Não precisa ter aula presencial comigo, Tulio, pra resolver esse problema… por favor, não vá perder o ano de novo por causa disso!

      Curtir

Deixe um comentário

