Uma introdução com dois parágrafos…?

Sim, isso pode acontecer: uma introdução pode ter dois parágrafos.

Não existe qualquer perda de pontos por isso numa prova.  O que existe é um risco de você não conseguir se explicar nas linhas que sobram! E, como você já leu em outro  post meu, a parte mais importante da sua redação é o meio!

A redação padrão das provas é bastante resumida, então eu acho que não vale a pena esticar a introdução. Dê somente seu posicionamento e parta para o que interessa!

Vale a pena lembrar que é bom, para o candidato, que a tese apareça no primeiro parágrafo, que é a introdução; mesmo que você tenha dois parágrafos de introdução. Senão corre o risco de a tese aparecer numa posição em que já deveriam estar os argumentos! Aí os argumentos tendem a ser insuficientemente detalhados…e tudo vai pro brejo! 😀

_____________________________________________

O único curso rápido de redação!

Demora pra fazer a redação né? Eu curo você!

Anúncios

2 respostas em “Uma introdução com dois parágrafos…?

  1. Bom dia, professora. Sempre tive essa curiosidade mas nenhum professor meu soube me explicar! Muito boa. No meu caso: primeiro parágrafo introduzi o tema e a tese e no segundo expliquei como realizaria a análise do problema em questão. Não quis fazer em um só pois eles destoavam e ficaria com mais de 9 linhas! A senhora acha que a banca pode considerar como um parágrafo já do desenvolvimento e não um segundo parágrafo da introdução? Por não ser uma técnica ˜convencional˜. Grato desde já!

    Curtir

    • oi Hugo, veja… não se pode dizer que seja técnica inconvencional. Vc pode fazer sua introdução do tamanho que vc quiser… mas pela lógica, em 30 linhas, isso vai te atrapalhar… vc não vai conseguir argumentar, concorda?
      Então para o corretor isso não é problema, mas vc terá de se virar para argumentar super bem num espaço supostamente menor. A banca vai considerar aquilo que ela estiver lendo. Ela é feita de pessoas. Se uma pessoa está lendo um parágrafo e nota que ele introduz o texto, então ela a considera uma introdução. Ela vai atrás do caminho que vc cria. No fim do texto ela vê se entendeu sua ideia.
      Obrigada! 😀

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s