O que é um tutor de redação?

Há cursinhos em São Paulo que estão oferecendo tutores de redação em lugar de professores de redação. Qual a diferença entre um tutor e um professor?

Bem, primeiro, considera-se que o tutor trabalha pela internet com o aluno – por email, por skype etc. Depois, na tutoria, o aluno também ajuda a definir o que precisa treinar na redação – não existe um programa fixo.

É uma opção válida. Claro que depende do aluno – há alunos que não querem nem saber de aulas pela internet, e há alunos que usam a internet sem problemas. Depende também do nível da redação do aluno – alunos com bloqueios ou que não têm a mínima noção de uma redação não conseguem evoluir com um tutor, precisam de um professor.

É válida tanto para concurso quanto para vestibular.

Eu, pessoalmente, ofereço tutoria com o nome de “aperfeiçoamento”, mas, obviamente, só para quem só precisa aperfeiçoar o que já está bom. Fora isso eu sou professora mesmo…

Recentemente tive um aluno que passou um ano inteiro sob tutoria de redação num cursinho de São Paulo, mas foi terrivelmente mal na redação da Unicamp. Ele ficou muito irritado. Mas o fato é que ele não tinha uma redação em nível de aperfeiçoamento, ele realmente nunca tinha treinado nenhum daqueles gêneros! Para quem já treinou, aí é tranquilo fazer uma tutoria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s