Como estudar redação?

Redação não se estuda! Pelo menos alunos não estudam redação, alunos treinam redação! Você estuda matemática, literatura, geografia… você estuda disciplinas. Redação é uma habilidade, habilidade você treina; habilidade é pra ser usada em todas as outras disciplinas e por toda a vida.

Quem talvez queira estudar redação seja o formado em Letras.

 

Não adianta se sentar todo dia durante 1 hora, com uma apostila de redação na sua frente, para aprender que redação tem introdução, desenvolvimento e conclusão, que você precisa fazer parágrafos assim ou assado, usar frases de Bauman, etc. Isso não tem nenhum efeito. Nenhum. Nadinha.

E você já sabe disso porque já estudou redação e ainda está aí, querendo saber como melhorar sua redação.

Treine, escreva, e peça para um professor ler e dizer o que acha. E treine sempre, escreva uma por semana. Só isso.

Mas tem muito aluno que acha que consegue aprender redação sem escrever! Veja!

 

Agora…se você demora horrores para escrever… você não está sozinho!

Esta redação Enem tirou 1000. Você acha que ela merece?

5 respostas em “Como estudar redação?

  1. Pingback: Como estudar redação sozinho? | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. professora, eu estou no quarto ano de cursinho. Sou do interior de São Paulo, mas estou na cidade de São Paulo, porque na minha cidade não tem cursinho. Quero fazer medicina. Seu blog me chamou atenção, tudo que você fala aqui é coisa que eu ouvi a vida toda, e eu também achava que dava para estudar redação mas agora já estou cansada porque só aprendi regras de monte e minha redação no vestibular sempre fica com nota 6 mais ou menos. Vou seguir suas dicas. Parabéns pelo seu blog, eu nunca vi nada igual, e obrigada por ajudar!

    Curtir

  3. Gostei muito do blog, já que ele tem complementado meu “estudo de redação”. Eu apenas não concordo completamente com a sua opinião. Você diz que redação não se estuda, mas, quando eu estava no cursinho e na escola, além do treino da redação, sempre fui orientado a estudar o tema sobre o qual eu iria escrever a minha redação (e não apenas ler sobre o tema). Dessa forma nós estudamos para a redação, e não a própria redação. Sendo que esse estudo pode levar horas dependendo do tema, ou seja, existe um grande estudo por traz de uma boa redação…

    Curtir

Deixe um comentário

