Como é a correção da Cespe? e da Carlos Chagas?

Fim de ano e começo de ano é época em que muita gente decide estudar para concurso. Os concurseiros parecem mais empolgados nessa época.

Eu tenho alguns deles aqui comigo agora, e praticamente todos começaram as aulas dizendo “você conhece os critérios de avaliação da Cespe?”, “você já corrigiu redação da Fundação Carlos Chagas?”.

Isso mostra que, para o candidato, a correção de redações de concurso varia de organização para organização – cada uma avalia de um jeito.

Isso não funciona assim.

Quando um professor de português corrige uma redação de concurso, ele usa os mesmos critérios usados por qualquer outro professor em qualquer outra banca. Isto é, o professor que corrige obrigatoriamente vai avaliar a forma como o aluno abordou o assunto, ou se ele falou sobre o assunto pedido, e como fez isso.

Esse critério pode ter nomes diferentes em cada organização de concurso, mas é a mesma coisa.

Igualmente, todos os corretores precisam avaliar a correção gramatical do candidato. E muitas vezes eles decidem avaliar ao mesmo tempo essa correção e o vocabulário usado. Como você vê, podem ser avaliados separadamente ou não, mas são avaliados.

Os corretores também precisam avaliar a estrutura do texto. Isso pode ganhar nomes diferentes, mas trata-se de verificar a divisão de parágrafos, a sequência, a ligação entre eles, a ligação entre todas as ideias, os argumentos dados pelo candidato… tudo que o candidato usou para deixar sua ideia clara. Algumas organizações incluem também aqui a linguagem. Mas isso será avaliado sempre.

 

Além disso, nada pode ser uma “surpresa” para o candidato, tudo é esclarecido no edital.

 

Disse isso para mostrar que não existe uma forma de corrigir especial de uma banca examinadora. Os mesmos aspectos sempre são corrigidos em todas as bancas, ainda que mudem de nome.

(então relaxe e treine!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s