Por que as provas de redação são dissertativas?

Pois é,por que vestibulares e concursos exigem a “maldita” redação dissertativa, a dissertação argumentativa?

Vou dar aqui meu parecer, ok? Outros profissionais podem ter outras explicações (se você tiver, pode escrever sua explicação aqui embaixo).

Primeiro, a dissertação argumentativa é um tipo de texto em que você precisa APARECER, você precisa SE POSICIONAR. Quer dizer, em que se percebe a sua posição sobre um assunto, mesmo que seja em cima do muro. E é sempre bom ter alunos e profissionais que tenham personalidade, que se manifestem! Alunos assim são muito desejáveis numa universidade, concorda? Profissionais assim são mais desejáveis que profissionais “apagados”, concorda? Então ela é um tipo de texto que mostra a personalidade do candidato. Você sabia disso? O corretor capta muito bem quem você é pelo que você escreve!

Segundo, a dissertação argumentativa é um texto complexo. Não é simples, exige trabalho mental, organização mental, lógica desenvolvida… Depende de maturidade, e de habilidades cognitivas (desenvolvimento do raciocínio). Não está relacionado somente com a idade, porque vocês encontrarão adultos que não conseguem argumentar, provavelmente por ausência de instrução. Pode-se ver fácil numa redação dessas até que ponto o candidato domina a escrita, até que ponto ele a treinou antes. É fácil fácil perceber o nível de treino que um candidato tem, sabia disso?

 

Portanto a dissertação argumentativa é a preferida para se avaliar candidatos!

***

Faça seu curso rápido de dissertação! Escolha o seu aqui

Será que dá para falar com o leitor na redação? 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s