Não tenho ideias para a redação

Comentei com uma jovem professora que me especializei em redação. Ela disse “poxa… mmm… justo o que eu detesto! Eu não sou criativa para redação! Não tenho ideias!”

E eu já ouvi esse comentário antes.

Quem não escreve bem costuma dizer que não tem ideias para escrever…

Mas que história de “ter ideias” é essa? Por que será que o aluno se sente vazio? Como pode um aluno com quase 2 décadas de vida, tão conectado, ter a cabeça vazia?!

Quando converso com um aluno durante minhas aulas (que têm mais conversa que escrita, é bom dizer) ele não parece vazio não… ele fala até sobre coisas que não tinha pensado antes! Acho que não me lembro de um aluno sem ideias!

O que o aluno quer dizer quando fala que “não tem ideias para escrever”?

Primeiro: ele aprendeu na escola, durante muitos anos de opressão e manipulação, que ele não tem nada importante a ser dito. Ele aprendeu que qualquer coisa que ele diga (ou escreva) é bobagem, merecedor de risadas de escárnio. E o resultado é fatal… ele acredita que é mesmo um vazio, sem ideias, e chega a um ponto em que nem arrisca escrever mais. Raros alunos conseguem se insurgir contra esse tratamento desrespeitoso, e quando o fazem são considerados indisciplinados (veja o caso do Victor). No Brasil continuamos vivendo a era de “A Brick in the Wall”.

Você nunca ouviu falar de gente que é manipulada ideologicamente? Olha aí… você foi!

 

Segundo: ele aprendeu na escola que toda vez que se escreve alguma coisa deve-se mostrar dom artístico. Algo assim como Machado de Assis. Ou seja, se é para escrever uma redação, é para fazer o leitor dizer “óó!”. Ele aprendeu que escrita é coisa para artistas, e como ele não é artista… melhor nem arriscar. Mas o texto das provas de vestibular não tem nada de artístico… não existe nem o critério “dons artísticos” nas avaliações…

 

Enfim, essa história de “não ter ideias para escrever” só existe porque há professores que desprezam alunos. E pelo que vejo eles não vão parar de agir assim…  Eu trabalho exatamente com alunos que “têm a sensação de não ter ideias”, e eles logo descobrem que têm muita coisa a ser falada e escrita! E muita coisa interessantíssima! Essa sensação nada mais é que mais uma forma de bloqueio!

 

As ideias que você usa para falar, são as mesmas que usa para escrever, portanto… elas estão aí.

 

Procuro alunos a fim de melhorar a redação JÁ! Informações aqui.

Promoção rolando… aproveite!

2 respostas em “Não tenho ideias para a redação

    • Boa noite Edu. Bem, eu não tenho qualquer interesse em adivinhar temas que possam cair em vestibular nenhum. Às vezes eu arrisco de brincadeira e acerto, (acertei do ano passado no Enem!), mas isso jamais foi parte das minhas aulas. Talvez você não acredite, mas quem escreve bem, foi treinado, escreve sobre qualquer coisa que seja dada. QUALQUER. Isso eu posso te provar no meu curso. Eu dou temas variados, mas eles derivam de uns 5 ou 6 temas que são os únicos – pode ver como os seus argumentos podem ser usados em várias redações! Cuidado para não ficar preocupado com temas porque você pode deixar de lado o treino!

      Curtir

Deixe um comentário

