Não se pode escrever como fala. Quem disse?

Não pode?!

Então devemos escrever como?! Como alguém que nós não somos?!

Que coisa mais artificial, ein!

Quando um aluno aprende essa bobagem a primeira coisa que ele faz é tentar incluir palavras “difíceis”, o que prejudica desde a clareza até a coesão do texto. Sem mencionar que ele passa a levar mais tempo para escrever a redação.

Isso aconteceu com quase todos nós ao entrarmos no ensino médio, e com aqueles que passam por cursinhos. É a partir daquele momento que o aluno olha para a folha de redação e tenta não ser ele mesmo! Vai “baixar” o espírito de alguém que ele não é. E pronto!

Acabou o estilo dele, e ele vai ser mais um a detestar escrever! Aliás… se ele conseguir escrever… Sabe aquele aluno que posterga a redação que ele tem que fazer em casa? Esse mesmo…

E não vai conseguir melhorar de jeito nenhum a escrita, vai até piorar! Sei disso porque 70% dos meus alunos são alunos bloqueados por esse medo.

 

Você deve estar pensando “mas… como? Essa professora está louca! A gente fala cheio de gíria… tudo errado… !!! Não pode pôr isso no papel!”

É… você pode não perceber, talvez, mas você muda seu “registro” de linguagem dependendo da pessoa com quem está falando. E se você estiver se dirigindo a um corretor de redações, não creio que vá usar gírias e falar “errado”… você faria isso? 😮

Está percebendo agora? Você escreveria um bilhete para sua mãe com a mesma linguagem que escreveria para seu professor de matemática? E o bilhete escrito para sua namorada/seu namorado? Tem a mesma linguagem que você usa para escrever para o Procon para reclamar de alguma cobrança? Eu sei que você tem registros diferentes até nos diferentes grupos dos quais participa nas redes sociais, não é? Você tem VÁRIOS registros de linguagem dentro de você.

Você não é incapaz, você tem perfeita noção do que é uma linguagem formal para ser usada com um corretor. Você não precisa buscar palavras “difíceis”; é só você escrever como você falaria com ele.

 

 

Aliás, as melhores redações de meus alunos são aquelas em que eu sinto o aluno falando comigo!

Mas você tem coragem de escrever como você fala? 

Demora para começar? Com este áudio você vai fazer uma introdução em 3 minutos. Duvida?

6 respostas em “Não se pode escrever como fala. Quem disse?

  1. Paulo Freire foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, usando literatura de Cordel, em vez dos livros convencionais que falavam de povos, de lugares, estranhos do homem comum, brasileiro. Bela sacada!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Professora, seu blog tem muita coisa feita pra mim shuashuashuashua…. eu aprendi todas essas coisas e agora eu tô levando 2 dias pra escrever shuashuashua….
    Quando eu termino a redação eu olho e não parece que fui eu que escrevi, eu não escrevo como eu falo. Mas eu tenho medo!!!! Só vc pra me salvar 🙂 você teria aulas pela internet? me passa os valores?

    Curtido por 1 pessoa

  3. vi seu post no grupo do Enem, e estou passando pelo que você diz, eu sei tudo quanto é regra, eu sigo dicas de videos no youtube, leio várias dicas lá no grupo, mas na hora de escrever eu não sei o que acontece que tudo some. pior que eu leio pra caramba, livros , revistas, jornais. Estou bem desanimado. Eu vi seus comentários nas redações que postaram lá no facebook e gostei, quanto que fica pra você me ajudar? eu moro em Vinhedo.

    Curtido por 1 pessoa

    • É o que eu sempre digo… não é uma questão de aprender MAIS regras, é uma questão de descobrir onde está você na redação, pra ela sair fácil e rápido. Posso te ajudar, e você vai sentir efeito rápido! Você pode vir a São Paulo pra ter aula comigo, ou pode fazer as aulas aí sentado na frente do seu computador! Não tem regra nenhuma! E vou fazer uma aposta com vc: introdução feita em 3 minutos já na aula 1! Escolha aqui: http://escrevacerto.webnode.com/vestibular
      Estou esperando!

      Curtir

Deixe um comentário

