não pode escrever “coisa”!

Você também aprendeu esta bobagem?

Ontem minha aluna, vestibulanda de engenharia,  me contou que a professora dela disse que não se pode usar “coisa” na redação. Que “coisa” é uma palavra pobre.

Ora, a frase era “uma coisa precisa ser dita: a desigualdade tem diminuído”.

Você ficou ofendido por ler “uma coisa”?

O que pode haver de mal nesta inocente palavra?

Como você escreveria essa mesma frase? O que você usaria em lugar de “coisa”?

A “coisa” não fica bem em frases como “O governo deveria incentivar programas que apoiem a educação e não coisas fúteis”. Esta frase é de um aluno meu, e ficaria bem melhor se ele tivesse escrito “e não programas fúteis”! Aí sim!

Haveria mesmo palavras que não podem ser usadas?! Mas se elas existem, por que não podem ser usadas? Para que inventaram?!

Isso não foi tudo: quando eu sugeri em outra frase que ela usasse reticências (…) aí ela ficou sem ar! “Mas… pode usar?! Sempre me falaram que não era pra usar…”.

O que se passa na cabeça de um professor que impede um aluno de aprender a pontuação?

Qual a intenção de professores que proíbem alunos de usar palavras?

A intenção deles seria de estimular os alunos a escreverem? De mostrar-lhes que escrever é fácil e gostoso?

Ou eles querem mostrar que escrever é um bicho de 7 cabeças mesmo?

Como se formaram esses professores?

Onde está escrito que não se pode usar “coisa”  e não se pode usar reticências? Qual a base teórica disso?

Quando se fala da má qualidade do ensino não se tem uma real dimensão disso… estamos ensinando nossos jovens a não gostar de escrever, e não é só no ensino público não…

(conte-me o que disseram que você não poderia escrever numa redação!)

 

E tenho mais a dizer sobre esses professores que ensinam mentiras…

Ei, você  tem aquele bloqueio no terceiro parágrafo?

2 respostas em “não pode escrever “coisa”!

  1. Bom dia, você faz correções de redações? Eu já enviei redações para serem corrigidas por alguns professores na internet, mas as correções não me ajudaram muito, elas são bem genéricas e eu repito sempre o mesmo erro, mas o pior é que eu estou com bastante dificuldade de começar a redação dependendo do tema, e esse problema de demorar me preocupa muito e nas correções eles não me ajudam nisso. Queria saber se na sua correção eu poderia resolver esses problemas. Vou prestar engenharia nas públicas mas queria a USP.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bom dia Gabi.
    Eu ofereço correção de redação, mas geralmente quem pede isso são editoras. Elas pedem para corrigir os erros de livros antes de publicar, entende? Para alunos vestibulandos eu ofereço o serviço de avaliação de redação.
    A correção é um serviço mais rápido, que aponta falhas e as corrige. É também mais barato, claro. Se você já está com notas acima de 8 e precisa aperfeiçoar, acho um bom serviço. Tem vários serviços de correção de redação na internet, até gratuitos.
    Pro seu caso eu estou achando que a correção não vai ser suficiente. Isso porque você tem bloqueios, e a avaliação inclui mais ajuda para o seu caso.
    Uma avaliação de redação (por email/correio) dura em média 1 hora, então ela substitui uma aula presencial. São várias páginas digitadas. E eu às vezes envio áudios (minha voz) para ajudar ainda mais. Se desejar, pode tentar o meu serviço mais barato de avaliação que é este aqui http://escrevacerto.webnode.com/vestibular/aula-virtual/
    Beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

