Como escolher um curso de redação?

Estas dicas são para vestibulandos e concurseiros!

Considere o seguinte: há mais de uma forma de alguém ajudá-lo a escrever melhor. Assim como acontece com o inglês: antigamente não havia nem fitas gravadas, nem cd, nem vídeo… mas aprendia-se inglês normalmente. Sim, era um pouco mais chato, um pouco mais lento, mas dava resultado. Portanto  você vai ter que ver o curso que compensa para você.

Até porque o resultado também depende de você mesmo, do seu interesse.

A partir daí você pode escolher dentre algumas variáveis…

Grupo ou particular?

Os cursos em grupo costumam ser bons para se discutir temas, o que é importante para a maioria dos nossos alunos, que vêm de um sistema escolar o qual desestimula o pensamento e a participação. Então um curso em grupo pode ajudá-lo a desenvolver seu pensamento crítico, que é base para escrever melhor. Curso em grupo é bom para quem não tem grandes dificuldades para por as ideias no papel, e gostaria de melhorar a argumentação.

Espere: estou me referindo a grupos de até 8 alunos, porque em grupos maiores não haverá tempo para debates. Portanto, se você quer um curso em grupo, escolha um grupo pequeno para ter algum resultado.

Para alunos com dificuldade para começar, para escrever rápido… alunos com bloqueio, ou para quem tem menos de 6 meses até o dia da prova, entretanto, cursos em grupo podem não dar resultado, ou demorar muito para isso! Se você tem dificuldades de algum tipo, ou se você tem pressa,  procure um professor para uma aula personalizada, individual. Para seu caso aulas individuais saem mais barato e você evolui muito mais rápido. E obviamente você também pode discutir temas com seu professor particular…

Qual método?

Tome cuidado com cursos que se baseiam em teorias, em regras. Como praticamente não existem regras para redação, você se sentirá “enrolado”, e isso vai atrasar seu aprendizado. Se você já saiu do ensino médio, as regras todas que existem você já viu lá. A partir de então você só precisa de prática!

Escolha cursos ou professores que deem redações para você escrever, semanalmente ou duas vezes por semana. Cursos que não exigem redações e não avaliam redações nem pensar! Evite também cursos com apostilas, porque apostilas só servem para mostrar as tais “regras”, por isso é um material inútil… Redação não precisa de material para ser treinada, ok?

Tente ver como são as avaliações das redações do curso que você quer. Não vale a pena fazer um curso em que as redações são apenas rabiscadas, e devolvidas num prazo superior a 3 dias. Acho que a maior diferença entre um curso bom e um curso ruim é exatamente esta: você receber sua redação de volta com comentários completos e em menos de 3 dias. Isso faz toda a diferença, sei por experiência própria!

Curso ou aula avulsa?

Um curso tem um tempo estabelecido para terminar. A aula avulsa não, ou seja, você não tem inicialmente ideia do tempo que vai levar para ter sua redação em ordem. Mas a eficiência em si não é afetada por isso.

A escolha do professor

Não poderia deixar de citar a atenção que você deve ter com o professor do curso que você vai escolher. Ele precisa – precisa! –  ser um professor de português mesmo. Professor de português é uma pessoa que fez faculdade de Letras mais licenciatura. Na licenciatura o futuro professor vai aprender sobre como funciona seu cérebro, como você aprende, que tipo de dificuldades você pode ter na escrita e como elas podem ser sanadas…

Por isso é arriscadíssimo ter aulas com universitários de outras áreas que não português! Mesmo que o tal “professor” escreva bem, seja famoso, escreva em jornal, ele não tem condições de entender por que você tem esta ou aquela dificuldade na escrita. Só professores de português, por exemplo, tiram bloqueios de escrita.

Sempre tive alunos que vieram de cursos com advogados, jornalistas, engenheiros… e todos vinham com a cabeça cheia de regras inúteis e a redação ruim.

Carga horária

Afora isso, veja se há um tempo estabelecido de curso. Ninguém precisa fazer um curso de redação por 1 ano! Nem quem tem dificuldades! Em 3 ou 4 meses você já chega a um ótimo nível de redação. Se o curso dura mais que isso… é enrolação! E você tem outras disciplinas para estudar…

Curso à distância

Hoje os cursos e aulas particulares de redação também têm sua versão pela internet. Eu mesma tenho as minhas versões virtual e online. Inclusive também tenho meu curso pelo correio funcionando direitinho! Claro, são opções muito baratas, e isso é ótimo!

E todas as outras orientações que dei servem para este caso também:  veja se seu professor à distância é professor mesmo, prefira cursos sem teorias, e espere por um resultado até o primeiro mês de curso, exatamente como no curso presencial.

Não é necessário que você faça seu curso em tempo real, você pode enviar suas redações para avaliações – como eu disse, isso é o ponto central de um curso de redação! – e recebê-las em 2 ou 3 dias avaliadas profundamente, em várias páginas de detalhes e orientações.

Dicas de avaliação

Não faça cursos que “corrijam” sua redação (corrigir = rabiscar sua redação). Professores que se preocupam em ver quantas vezes você repetiu uma palavra não são professores preparados, bem como não são preparados aqueles que criticam sua opinião, ou que não explicam como você pode melhorar.

Por último, procure localizar quem já tenha feito cursos ou aulas particulares de redação naquela escola ou com aquele professor, principalmente alunos que tenham tido bloqueios e conseguiram bons resultados.

 

Enquanto você pensa… veja as promoções que sempre rolam aqui

Demora pra terminar a redação? Só este curso resolve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s