Ótima dica para a introdução de uma dissertação

Não perca tempo com a introdução. Essa é a dica.

Você pode até fazer uma frase para ficar no lugar da introdução, mas passe rapidamente para o meio do texto, o recheio! É ali que você deve gastar seu tempo e sua habilidade! É ali que você será avaliado, não na introdução!

Deixa ver se eu adivinho… você fica bloqueado depois de fazer a introdução?

Ah, mas lógico! você andou decorando frases-modelo para a introdução…frases de gente famosa para incluir ali… você aprendeu que a introdução  tem que conter TUDO que vai aparecer no desenvolvimento (como, se você nem fez o desenvolvimento ainda?)…

Nunca lhe falaram, mas eu vou revelar: não existem critérios de avaliação para beleza ou criatividade de introdução! A única avaliação que sua introdução vai receber é quanto à lógica/coerência em relação a seu texto! Mas isso vai depender do seu desenvolvimento!

Depois de caprichar no desenvolvimento, aí sim volte na introdução e veja se vale a pena caprichar mais!

Aliás, quantas linhas a introdução deve ter? Ora, você é quem sabe… use o bom senso: não vá transformar sua introdução no maior parágrafo do texto, incluindo um longo contexto histórico, comentários… isso é coisa para o desenvolvimento! Quanto mais você “gastar” ali, menos você escreverá na argumentação, que é o que interessa (o Enem exige pelo menos 2 períodos)!

Como eu já disse: não perca seu tempo ali! Não vale a pena!

Vamos ver…você teria medo de escrever apenas uma frase na introdução? Que medo, ein!!!  É mais que suficiente para redações de 30 linhas (exceto Enem, como eu disse acima)!

Quer fazer perguntas na introdução? Faça! Vai dar vontade de ler seu texto para saber a resposta. A resposta, viu? Não vá esquecer… seu desenvolvimento tem que responder sua pergunta…  e como você vai fazer uma pergunta que você nem sabe se será respondida depois?!

São esses seus problemas com sua introdução? Ou você tem algum que eu não citei? Conte-me!

 

***

Deixa eu te mostrar um erro do uso de gerúndio…

Se você não usar “eu” sua redação fica impessoal? Certeza?

4 respostas em “Ótima dica para a introdução de uma dissertação

  1. BOa noite professora, vi seus posts no grupo do Enem no facebook . Queria saber como é seu curso online, se você ensina a fazer a redação, ou só corrige. Sou do Rio de Janeiro. Eu não gosto das minhas introduções.

    Curtir

    • oi Deb, obrigada pelo comentário!
      O curso online é por skype. É esse mesmo que você está querendo dizer? Bem, a redação é você falando comigo, certo? Então eu normalmente não preciso ensinar nada, até porque os alunos já ouviram falar da estrutura de uma dissertação argumentativa. Eu vou avaliar sua redação junto com você, por isso o efeito é rápido. Agora, se você já está dizendo que não gosta das suas introduções, isso é um indício de que você pode estar perdendo muito tempo com ela, ou que você andou aprendendo modelos de introdução que estão te travando, ou que você é perfeccionista. Qualquer que seja o caso, eu tenho técnicas para você terminar a introdução em 5 minutos e continuar a redação. Enfim, a aula depende do seu estágio, porque se você não conseguir fazer a redação, eu vou ajudá-la a fazer na aula. Agora se for o curso por email, ele se chama virtual, ok? E funciona do mesmo jeito. Obrigada!

      Curtir

  2. professora, tenho dois filhos ainda no fundamental e o que observo é que o brasileiro não se interessa por estudo. O brasileiro tem dinheiro para celular ou tênis importado, mas quando é para estudar ai ele acha muito caro. Quando chega numa dificudade economica ai se vê a diferença entre quem se dedicou aos estudos e quem passou o tempo se divertindo. E ele quer tudo na última hora ou de graça. Parabéns pelo trabalho, seu blog é bastante detalhado, quero que futuramente meus filhos façam seu curso.

    Curtir

    • obrigada pelas palavras! é verdade, eu também sinto isso. Tem gente que quer serviço de graça 😀 Mas, sabe… tem bastante gente que acha importante o estudo, inclusive eu soube que houve aumento no número de inscrições na biblioteca do meu bairro nos últimos meses, como comentei num post! Eu trabalho para essas pessoas! As outras… deixa pra lá!

      Curtir

Deixe um comentário

