Qual o melhor livro de redação?

Tenho um aluno virtual, de Santa Catarina, um concurseiro, muito decepcionado por ter comprado recentemente dois livros de redação, desses que estão em vitrine de livraria, que não ajudaram em nada!

Olha… foi realmente complicado para ele ter a primeira aula comigo, porque ele não aceitava que redação não tivesse tantas regras a serem seguidas, como ele imaginava. Foi pra isso que ele comprou livros – para saber as regras (e se possível os segredos). É verdade, ele aprendeu nos tais livros algumas “regras”; imaginou que depois de saber todas ele escreveria facilmente e pronto. Mas as “regras” pareciam não funcionar porque ele continuou com dificuldade para escrever em provas!

Ora essa… alguma coisa estava errada… (Agora ele está passando por um desbloqueio no meu curso).

Sim, há técnicas ensinadas em livros que são úteis para começar, quando ainda se está no “zero”. Técnicas são uma coisa, regras são outra. Você se sentiria seguro se a redação fosse só seguir regras, não é? Confesse…

Mas mesmo as técnicas dão um empurrãozinho, o resto é com você! Eu diria que técnicas são uns 10% de uma boa nota de redação em provas! Um dia você vai precisar de um professor para dizer se sua redação está no ponto para sua prova.

Agora… regras… se elas garantissem uma redação suficiente… não haveria cursos de redação… e o brasileiro estaria escrevendo bem melhor, né? Nunca pensou nisso?

Não compre livros de redação baseados em regras. Simplesmente não compre. Nenhum deles tem qualquer regra mágica ou inovadora. Vá por mim.

A maioria dos livros de redação são todos iguais, e para quem já tem noção de “introdução, desenvolvimento e conclusão” são um dinheiro jogado fora. Idem para apostilas de cursinhos. Se você já comprou um livro, então já comprou todos!

A redação é 90% prática, não é efeito de um livro.

Há livros de redação bons sim, mas são direcionados aos professores de redação, então dificilmente você sentiria vontade de comprá-los, não têm regras… São livros que ajudam o professor a ajudar você. São livros que ajudam os professores a avaliarem redações e tornarem o aprendizado dos alunos mais rápido.

E por falar em regras, não procure regras para dissertação. Elas não existem. Não entre nisso porque o resultado é bloqueio. E bloqueio desanima… Você só vai escrever bem se estiver solto, sem “fôrmas”.

Com o tempo, eu fui colecionando as orientações que eu, professora, tenho dado a meus alunos do curso virtual, e isso virou  um e-book de redação dissertativa para concurso e vestibular, que posteriormente foi transformado num curso em vídeo, para auxiliar durante a pandemia de covid-19. É um curso totalmente sem regras, se você quiser experimentar! Mas já aviso que é cheio de exercícios – se você não é do tipo que tem disciplina para exercitar sozinho, não vai funcionar…

Resumindo: pra você melhorar na redação, pode seguir minhas aulas gratuitas inicialmente, nem perca tempo com regras. Estão abaixo. Mas em certo momento um professor vai precisar ler sua redação e dar as coordenadas para você chegar no ponto que você precisa. Pode não ser tão auspicioso quanto comprar um livro com regras, mas… é a verdade que tenho pra você…

__________________________________________

PROMOÇÃO!

Aulas grátis para vestibulandos – Aulas grátis para concurseiros

 

45 respostas em “Qual o melhor livro de redação?

  1. Então professora, no meu caso queria apenas aprender a escrever, pois escrita não é o meu forte e também vou precisar escrever uma monografia. Por isso quero melhorar minha escrita. Qual curso que a senhora me aconselha a fazer?

    Curtir

    • ah, perfeito: pode fazer meu curso para vestibular que o seu vai ser igual, apenas que vc não está se preparando para uma prova. A monografia é um “filhote” da dissertação argumentativa. Vc pode escolher entre presencial ou a distância, e também pode decidir a duração da aula, já que todas têm a mesma eficiência.

      Curtir

  2. professora, gostaria de uma opinião sua; meu filho terminou o ensino médio faz 2 anos, já prestou vestibular mas não passou e o ano passado ele tentou estudar sozinho e não passou de novo. Este ano ele fará cursinho e gostaria que ele fizesse um curso de redação tamb ém. ele está em dúvida se será um curso de redação em grupo ou particular. Quais seriam as diferenças?
    Agradeço.

    Curtido por 1 pessoa

    • olá José Eugênio, obrigada pelo comentário!
      O curso em grupo é parecido com a aula de redação da escola. Como eu sempre digo, um curso em grupo tem a vantagem de ter debates sobre tudo quanto é tema; se, entretanto, o curso que seu filho está pensando em fazer só tem teoria, não tem debates, então acho que não vale a pena do ponto de vista financeiro, porque vai demorar para ter um efeito. Acho interessante para alunos que não têm muita matéria a ser estudada, porque geralmente os cursos em grupo ocupam boa parte do tempo de estudo.

      O curso individual tende a ser mais rápido, obviamente, e nesse sentido é mais interessante para quem tem sobrecarga de matérias, ou para quem tem algum bloqueio. Do ponto de vista financeiro, ele sai talvez mais em conta que o curso e grupo, exatamente porque termina mais rápido.

      Meu curso teve a opção em grupo até 1999 e hoje só há a opção individual.
      Com relação ao caso do seu filho, não sei se ele tem aptidão para estudar sozinho, nem todo aluno tem.

      Curtir

    • eu já fiz curso em grupo e curso particular. Posso te dizer que o curso particular hoje em dia vale mais a pena porque o preço ´é quase o mesmo. o curso em grupo que eu fiz eu ia com os colegas do cursinho e tinha aula de mais ou menos uma hora e meia e o curso particular que eu fiz era na minha casa, aí eu podia continuar estudando e não perdia a tarde. Sem falar que curso em grupo você perde a aula se vc falta pra assistir uma palestra por exemplo. abs.

      Curtido por 1 pessoa

      • grato pela informação. Fico pensando se também não ficaria mais caro um curso em grupo. Você conseguiu passar no vestibular?

        Curtir

      • passei sim mas eu pretendo prestar outra faculdade agora, pra mudar de curso. abs

        Curtir

  3. Olá, meu nome é Daniel e peguei seu site com um colega que fez seu curso pela internetjá faz um tempo. ele me convenceu sobre seu curso, eu não vou poder fazer curso presencial esse ano por causa do cursinho. Já estou no terceiro ano tentando. Quanto tempo você acha que precisa pra eu ficar bom em redação? Estou bastante desmotivado minhas redações parecem todas infantis.
    obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Daniel! Essa desmotivação vai acabar logo! Você vai ser meu aluno! Não sei se seu colega fez o curso virtual ou online (quem é seu colega?), mas o resultado é tão rápido quanto o dos meus cursos presenciais – em 3 meses você verá sua redação em ordem e depois pode apenas aperfeiçoar! Não tem nada a ver com correção de redação, tá? Nada a ver…
      Veja lá meu e-mail!
      Veja lá no seu e-mail as informações que enviei pra você – vamos correr com isso porque

      Curtir

      • que bom você ter respondido, já estou mais tranquilo 😀
        Meu colega é o Everton, ele era do meu colégio, falou muito bem do seu curso. Vou ver seu e-mail e obrigada!

        Curtido por 1 pessoa

  4. boa tarde, gostaria de saber se seu livro serve para mim. Eu escrevo demais, e não consigo depois organizar as ideias. Também levo muito tempo para fazer uma redação, estou estudando sozinha e terminei o ensino médio ano passado.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Silmara! Sim, o livro tem um tópico específico para quem escreve demais e depois não sabe o que cortar! Mas isso de levar muito tempo pode ser que não tenha a ver com escrever muito ,tá? Talvez precise de um apoio de um professor que tenha técnicas de desbloqueio, posteriormente, porque 30 linhas não deveriam demorar muito para serem escritas! Abraço e bons estudos!!

      Curtir

  5. Pingback: Entendendo a lei 1 da argumentação perfeita | blog do curso Escrevacerto

O que você achou disso?