Qual o melhor livro de redação?

Tenho um aluno virtual, de Santa Catarina, um concurseiro, muito decepcionado por ter comprado recentemente dois livros de redação, desses que estão em vitrine de livraria, que não ajudaram em nada!

Olha… foi realmente complicado para ele ter a primeira aula comigo, porque ele não aceitava que redação não tivesse regras a serem seguidas. Foi pra isso que ele comprou livros – para saber as regras (e se possível os segredos). Ficou sem chão, imagine, né?

É verdade, ele aprendeu nos tais livros algumas “regras”; mas as “regras” pareciam não funcionar porque ele continuou com dificuldade para escrever em provas!

Ora essa… alguma coisa estava errada… (Agora ele está passando por um desbloqueio no meu curso).

Há técnicas ensinadas em livros que são úteis para começar, quando ainda se está no “zero”. Técnicas são uma coisa, regras são outra. Você se sentiria seguro se a redação fosse só seguir regras, não é? Confesse…

De qualquer forma, técnicas só dão um empurrão  inicial. Um dia você vai precisar de um professor para dizer se sua redação está no ponto para sua prova. Quanto às regras… se livros com regras garantissem uma redação suficiente… não haveria cursos de redação… e o brasileiro estaria escrevendo bem melhor, né? Não faça isso com seu dinheirinho…

Não compre livros de redação baseados em regras. Simplesmente não compre. Nenhum deles tem qualquer regra mágica ou inovadora. A maioria dos livros de redação são todos iguais. E são regras inúteis para quem quer aprender a escrever, está mais do que provado! São meras teorias. Idem para apostilas de cursinhos. Se você já comprou um livro, então já comprou todos!

Como a redação é 90% prática, treino, o efeito que um livro teria nela é bem pequeno…

Há livros de redação bons sim, mas são direcionados aos professores, então dificilmente você sentiria vontade de comprá-los, não têm regras… São livros que ajudam o professor a ajudar você.

E por falar em regras, não procure regras para redação. Elas não existem. Não entre nisso porque o resultado é bloqueio. E bloqueio desanima… Você só vai escrever bem se estiver solto, sem “fôrmas”.

Com o tempo, eu criei um ebook de redação dissertativa para concurso e vestibular para dar um apoio  inicial aos alunos virtuais. É um ebook totalmente sem regras, se você quiser experimentar! Mas já aviso que é cheio de exercícios – se você não é do tipo que tem disciplina para exercitar sozinho, não vai funcionar…

Resumindo: pra você melhorar na redação você pode seguir minhas aulas gratuitas inicialmente, nem perca tempo com regras. Estão abaixo. Mas em certo momento um professor vai precisar ler sua redação e dar as coordenadas para você chegar no ponto que você precisa. Pode não ser tão auspicioso quanto comprar um livro com regras, mas… é a verdade que tenho pra você…

 

PROMOÇÃO!

Aulas grátis para vestibulandos – Aulas grátis para concurseiros

Experimente meu ebook – sem regra nenhuma nenhuma! Com tira-dúvidas grátis ilimitado!

Anúncios

28 respostas em “Qual o melhor livro de redação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s