Professor-corretor?

Causo de hoje!

Uma aluna que está tentando Direito na USP me contou me contou que teve um professor no colégio (em São Paulo), que era corretor de vestibular (do Enem, no caso). E que ele transmitiu aos alunos várias regras que o vestibular exige.

Eu já falei isso e falo de novo: as regras de redação em qualquer vestibular são conhecidas por todos, NÃO EXISTEM regras escondidinhas, que só os envolvidos conhecem. NÃO EXISTEM.

Não podem existir. Os organizadores de vestibulares e concursos são obrigados a divulgar tudo que irão exigir na redação através do edital, é exigência de lei. Não existe pegadinha! Não existem segredos em nenhuma correção de vestibular, tudo está claro no edital! Segredos não são aceitos pela lei que rege os concursos e vestibulares!

E você, que segue meu blog, já sabe que não existem regras sobre como escrever, em redação, correto?  Então… é conversa mole!

Normalmente os professores que participam de bancas de organização e de correção de vestibulares e concursos não têm cursos, não dão aulas. Não é aconselhável, e algumas organizações de vestibular exigem que o corretor assine um termo garantindo que não dá aulas de redação! Você já ouviu falar de casos de “vazamento” de provas envolvendo professores que também eram corretores… O vestibular da Unicamp em 1996 foi totalmente cancelado (CANCELADO) por conta de uma história dessas: professor de um certo colégio de Campinas, que também era organizador da prova, deixou escapar o tema!

Não há regras, relaxe, seja você no papel!

_____________________________

Veja aqui para onde foram meus ex-alunos vestibulandos!

Veja aqui para onde foram meus ex-alunos concurseiros!

2 respostas em “Professor-corretor?

  1. Boa noite, meu nome e Sandra e vou fazer a prova do Enem e outros vestibulares este ano, vi seu blog no google e talvez você possa mim ajudar. Eu fiz um ano de intercâmbio no exterior e posso dizer que praticamente nunca treinei redação no Brasil, fiz colégio muito fraco, voltei do exterior no final de 2015 e comecei a estudar num cursinho em BH este ano. Mas vou muito mal nas redações, não sei nem como começar. Preciso de ajuda individual. Você acha que este ano ainda da para fazer as provas de redação do vestibular? Como você poderia me ajudar? Obrigada.

    Curtir

O que você achou disso?