Você tem medo de se comunicar?

Tenho um aluno que acompanho desde o início do ensino médio – ele tinha uma imensa dificuldade de escrever, não tinha palavras, redações para ele não tinham mais de 7 linhas.

Hoje, no 2o ano do Médio, ele já escreve um pouco mais, mas ainda assim com muito esforço e participação de ideias minhas.

O problema está no fato de que, para ele, qualquer que seja minha pergunta sobre qualquer tema tem a resposta “não sei”… (acompanhado de uma elevação de ombros). Ele não se importa com nada nada, mesmo que seja um assunto relacionado com o bairro dele (que ele nem conhece!). Ele parece muito excluído, embora seja da dita classe média alta de São  Paulo.

Um excluído de classe média alta!

Não tenho uma causa clara para  isso ainda, mas sei que enquanto ele continuar assim excluído (e sem vontade própria de se incluir), a escrita vai ser um reflexo dessa vontade que ele tem de participar, de se comunicar com o mundo!

Hoje chegamos a um ponto curioso até. Nós lemos em aula um interessantíssimo artigo do professor Ricardo Augusto Felício, da USP, sobre a hipótese de que não existe o tal aquecimento global.

Meu aluno ficou até assustado com as afirmações do professor, ou seja, ele se envolveu com o assunto. Então ele disse que não acreditava totalmente no professor, e que ele gostaria de saber desse professor qual a razão para o derretimento das calotas polares.

Imediatamente pedi a ele para entrar no facebook do professor e perguntar para ele (nada mais natural, aposto  que você também faria isso).

Meu aluno ficou assustadíssimo, recusou-se terminantemente a enviar qualquer mensagem!

Ora essa… por que alguém pode não querer se comunicar a esse ponto?!

Eu também fiquei assustada e até o repreendi! Para que afinal ele treina redação?!

Enquanto eu penso no caso (que não é o primeiro), vamos fazer o seguinte: vamos PARAR de chamar esta época em que vivemos de “era da comunicação”, ok?

***

Curso de redação para vestibular, com desbloqueio!

ebook para tirar a sua dissertação do zero!

 

 

Deixe um comentário

