meu filho não lê nada!

Meu novo aluno ainda está no último ano do ensino fundamental.

Embora seja aluno de escola particular, e pertença à assim dita classe média alta, ele escreve pouquíssimo, e não está nem aí para acentuação. Para falar a verdade, ele não parece ter visto muitas letras e palavras na vida dele até agora.   😦

A mãe perguntou qual livro eu indicaria para ele ler.

Então eu o orientei conforme está no meu manual de redação dissertativa: vá até uma biblioteca e escolha um livro.

Achei que ajudaria, mas a mãe ficou desnorteada – acho que ela não ia a bibliotecas há muito tempo… Eu ia sugerir que ela entrasse no site da prefeitura de São Paulo para ver a biblioteca mais próxima, mas… parecia que ia ser uma tarefa muito difícil ir a uma biblioteca… ou ela se sentiria envergonhada (que coisa mais pobre… eu posso comprar um livro só para mim, eu tenho dinheiro! por que vou usar o que é de todo mundo?) !

Então vamos esperar que ela vá a uma livraria mesmo, num shopping, claro. Lá onde as editoras vendem o que elas querem que você leia… E isso já vai ser um milagre, porque se pelo menos lá ela levasse o meu aluno, ele já teria mais do tal “acesso” à leitura e à cultura.

(Acesso à leitura não tem a ver com classe social)

Deixe um comentário

