Pode usar parênteses na redação?!

Gente… parênteses é para ser usado, ok?

Parênteses não é lata de lixo, onde se colocam palavras erradas, rasuradas…

Coitadinho do parêntese!

Vamos usá-lo! Você pode usar os parênteses para escrever detalhes que não fazem parte do que você estava falando, mas que você precisa escrever! Como uma ironiazinha, por exemplo! Ou como aquele aliás, sabe?

Por exemplo:

Foi durante o governo de Bush filho (que governo desastroso!) que os EUA acabaram criando ainda mais conflito no Oriente Médio.

 

Percebeu pra que servem os parênteses? Eu precisava falar aquilo, mas eu sabia que não era o centro do assunto, então eu não joguei fora: eu coloquei dentro dos parênteses.

Parênteses podem ser normalmente substituídos por travessões! (Um dia preciso ensinar vocês a usar travessão… não dá pra viver sem ele.). Qualquer dúvida sobre parênteses pode deixar aqui nos comentários que eu respondo.

 

Mas isso a gente aprende errando mesmo, não dá pra explicar teoricamente!

 

Faça meu curso a partir de R$ 29 e perca esse  e outros medos bobos!

Você sabe pontuar direitinho?

Nos meus cursos à distância você fala comigo quantas vezes quiser – você é o mais importante aqui!

2 respostas em “Pode usar parênteses na redação?!

  1. olá, eu sou a Sofia, gostaria de saber como posso fazer algumas aulas com você para a Fuvest, eu passei na primeira fase. Obrigada.

    Curtir

    • oi Sofia, para fazer aulas comigo é só você escolher uma opção aqui
      Eu sugiro que você faça online ou presencial, porque falta pouco tempo, então o ideal é você ter a avaliação de cada redação imediatamente. O curso virtual tem 48 horas de prazo pra vc receber as avaliações.
      Quero ver você aqui! Você já está com um pé na USP, agora é mais fácil! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

