E se eu quiser fazer citação na redação?

Deixa eu contar o absurdo que eu ouvi hoje…

Meu aluno terminou um dos colégios mais conhecidos de São Paulo.

Muito bem…

A professora dele disse que se ele escrever alguma citação numa redação, mas escrever errada, ou não escrever corretamente o nome do autor da citação… “é meio zero!”.

ahahahahaah…

e vamos pondo medo nos alunos, por que não?!

linconln

???

Pode citar o que você achar que deve – se você errar alguma coisinha, não tem peso

bill

???

nenhum na sua nota. Se você não lembrar o autor e acabar errando o nome dele… não tem problema nenhum! Pode acreditar: as redações de vestibular NÃO medem informações desse tipo! As redações de vestibular verificam sua capacidade de organizar o que você pensa e ser claro. SÓ.

cora

???

O corretor é necessariamente formado em Letras, e tem alguns minutos para ler sua redação e avaliar. Ele não vai fazer uma pesquisa na internet para confirmar se o nome que você citou é aquele mesmo, ok?

machado

???

Sejam felizes!

***

Qual verbo não pode usar na redação?

Aproveite para ver este erro comum!

11 respostas em “E se eu quiser fazer citação na redação?

  1. Professora, recentemente fiz uma prova de vestibular e citei o livro “Casa-Grande & Senzala” de Gilberto Freyre, porem na hora do nervosismo troquei por Sergio Buarque de Holanda!!!!! Isso ira me tirar muitos pontos???

    Curtir

    • oi Dé, você copia o que alguém diz quando vc está conversando com alguém?
      Não dá nem pra imaginar isso né?
      Então… como vc faz para conversar com alguém? Em alguns momentos vc cita o que o outro falou! Essas citações são menções a palavras, a frases, a ideias… mas não são cópias!
      Imagine sempre q vc vai estar conversando com a pessoa que escreveu o texto que está na prova! Imagine que não é um texto, que é uma pessoa!
      Vai treinando!

      Curtir

  2. Olá, na última redação do enem eu citei Mahatma Gandhi e Rousseau, porém, na hora de escrever os nomes deles coloquei Gandi e Russeau, acredita que pode comprometer a nota?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá professora! :)) Nessa última redação do Enem citei Jean Paul Sartre bem na última frase da minha redação, mas na hora confundi o autor e coloquei Martin luther king. Será que perderei muitos pontos, pelo fato de ser fácil identificar que a frase não corresponde com o autor?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá professora! Na redação do ENEM 2016 fiz uma citação sobre a teoria da “Tábula Rasa” de John Lock. Isso porque a pouco tempo tava vendo uma comparação com a teoria de Fuccor que é contraria, no entanto acabei trocando e coloquei meio que: “enfatiza Fuccor na teoria da Tábula Rasa”, sendo que a teoria é de Lock. Quero saber se implicará na minha nota? Desde já muito obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Samuca, prazer recebê-lo aqui! Não, não deve ter peso, até pq me parece que o mais importante ali é a teoria em si, ela é que deveria estar ajudando sua explicação. Mas quem é esse cara chamado “Fuccor”? Eu acho que você quis dizer Foucault… 😦

      Curtir

Deixe um comentário

