A redação do Enem é diferente?

Olha só o que meu aluno me disse hoje!

Ele está no 2o. ano do ensino médio de um colégio particular conhecido em São Paulo. A professora de redação “contou” para eles que a redação do Enem é diferente de todas as outras.

Meus caros… redação dissertativa argumentativa, é redação dissertativa argumentativa, tanto faz a prova! A prova de redação do Enem é igual a qualquer outra dissertação argumentativa. A dissertação argumentativa é um texto onde o autor deixa sua opinião sobre um assunto.

Se você leu um texto e com ele você ficou sabendo a opinião do autor, você leu uma dissertação argumentativa. Sim, o Enem pede soluções obrigatórias, talvez para impedir que as redações fiquem só naquele tom horrível de crítica, super comum em outros vestibulares. Quem vai entrar no nível superior precisa saber que ele precisará participar dando soluções – para isso que o Estado vai bancar seus estudos (é bem lógico). Mas solução é alternativa de abordagem de qualquer dissertação argumentativa, serve para qualquer uma!

A dissertação argumentativa pode ter foco na solução, pode ter foco na crítica, pode ter foco no elogio, pode ter foco na comprovação com fatos cotidianos, pode ter hipóteses… isso é variado. É sempre uma dissertação argumentativa se houver  ali a posição de quem escreve.

A redação do Enem é igual a qualquer outra, ok? Não aceitem que ponham medo em você.

 

O melhor curso do Brasil tem desbloqueio e aulas curtas a partir de R$ 30

E o melhor curso do  Brasil tem promoção toda semana!

 

O que você achou disso?