Uma luz no fim do túnel da aula de redação!

No ano de 2014, pela primeira vez, tive notícia de alguns colegas meus que já estão aceitando que redação não se ensina com regras!

Fiquei surpresa e em seguida feliz! Demorou mas finalmente parece que está mudando…

Infelizmente não se trata ainda de professores de escolas, mas particulares. Nas escolas ainda existe uma submissão maluca dos professores de redação aos coordenadores e assemelhados… parece que passam por uma lavagem cerebral!

Li hoje um artigo do psicólogo Thom Markham, que está também se esforçando para mudar esse tipo de “ensino”, em que os professores parecem mortos que esqueceram de deitar, e só fazem derramar regras sobre alunos cheios de autoestima e inteligência, até que estes fiquem apáticos.

Ele dizia que “quando um professor sai do palanque, sai da frente da sala, ajoelha do lado de um aluno para ajudá-lo a fazer alguma coisa, diz o que acha com a intenção de aumentar a autoconfiança e a perseverança do aluno, e se torna colega no processo de aprendizagem, a relação entre os dois automaticamente muda. Não tem mais a ver com falar; tem a ver com ouvir, observar e criar o canal de confiança que abre uma conexão pessoal entre duas pessoas.”

 

Se você é pai ou mãe, pergunte a seu filho se o professor de redação dele é assim… especialmente se se tratar de escola particular…

 

PROMOÇÃO!

Aulas para as provas de português na 2a. fase Fuvest/Unicamp/Unesp

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s