Ler muito não significa escrever bem

Talvez meu post mais chocante seja aquele sobre os alunos que leem muito mas não escrevem bem mesmo assim .

Eu o posto de vez em quando em redes sociais para alunos de vestibular e concurso, e sempre recebo comentários do tipo “mas como assim? ler não ajuda a escrever melhor?!”.

E já houve quem se revoltasse contra mim dizendo que eu era uma professora que desincentivava a leitura!

 

Eu respondo  e reforço:

Várias atividades mentais ajudam você a escrever melhor. Ler é uma delas. Mas SÓ ler não vai mudar sua escrita.  Já cansei de ver pais de alunos meus tentando forçar seus filhos a ler para escrever melhor! A leitura não “serve para escrever melhor”! Essa não é a função de ler. Leitura é curtição, e só vai ter algum reflexo na sua escrita se você curtir o que lê, se aquilo fizer SENTIDO para você.

Você nunca conheceu um aluno que lia muito e não escrevia nada interessante? Pois é… como explicar esse caso?

Como eu já disse no meu outro post, os alunos que escrevem com mais facilidade são aqueles que falam, que expõem seu pensamento, que gostam de trocar ideias. Alunos que têm a sorte de vir de famílias com essa abertura, ou de estar em escolas que têm debates costumam escrever sem bloqueios, mesmo não lendo muito – claro que leem, mas nada além da conta.

O ideal é ler e debater o que lê, e pensar no que lê! Aí fica perfeito. Só ler vai garantir que você tenha gramática em ordem e estruturas linguísticas bem mais variadas que quem não lê. Mas ainda fica faltando o seu coração na redação, algo com “seu dedo”, com sua participação, com suas ideias…

Então ler não é o caminho.

(Devo ressaltar que estou me referindo ao efeito que a leitura tem sobre a dissertação. Com relação à narrativa, isso é diferente: os escritores de crônicas, por exemplo, certamente leram muito desde pequenos.)

 

Bem, e como seria uma redação nota 10? 

Sua redação é corrigida por alguém? Ela volta cheia de marquinhas, rabiscos, números, palavras riscadas? Mmm… já tem coisa melhor pra você no mundo da redação

 

 

4 respostas em “Ler muito não significa escrever bem

  1. Pingback: O que é bom para escrever fácil a redação? | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. professora, sou mãe de dois jovens, sendo que meu filho mais novo não lê praticamente nada (só lê o que é obrigatório no colégio). Eu e meu marido costumamos ler livros, jornais, mas não foi por isso que meu filho adquiriu o hábito da leitura. Esse meu filho gosta mais de exatas, mas para surpresa de todos escreve as redações que a escola pede facilmente. É curioso, não é?
    Ele é exatamente como a senhora descreve: ele sempre gostar de participar de discussões com a família!!! Agora que li seu post entendi a lógica!!

    Curtir

  3. Pingback: Qual site de atualidades você recomenda? | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

Deixe um comentário

