E se eu não souber falar sobre o tema?!

Uma vez ri muito com uma aluna minha!

Eu tinha dado a ela uma proposta com dois textos sobre um assunto que tinha a ver com uma lei a ser aprovada no Senado ou na Câmara, não lembro.

Ela disse que não tinha como escrever sobre aquele assunto que eu tinha pedido porque ela teria que ler muito sobre ele. Meu caro, não pense que você precisa ler detalhadamente sobre um assunto para conseguir escrever sua posição sobre ele! Quando alguém vem bater papo com você e comenta sobre algo que viu na TV, você não diz “ah, espera aí, que eu preciso saber mais sobre o caso pra te dizer alguma coisa sobre isso.. vou ler depois te falo”.

Você pode se basear no ponto de vista dele para opinar. Você pode até opinar em cima de sua própria suposição do caso! Você nunca pensou em hipóteses?! Então… é isso!

 

Esse negócio de ter que ler sobre o assunto antes de escrever uma dissertação é relativo… tem mais a ver com alunos que aprenderam que o que eles pensam é errado! Você tem pelo menos 1 década e meia vivendo na nossa cultura, isso é suficiente!

Houve uma época em que os vestibulares costumavam apenas dar o tema. Por exemplo: “fale sobre o poder do dinheiro na nossa sociedade”. Então os vestibulandos reclamavam dizendo que não sabiam o que falar! E então os vestibulares passaram a dar aquilo que você conhece como “textos de apoio”, ou até “coletâneas”! Assim ninguém mais pode reclamar, porque eles dão alguma noção pra você. E com essa noção você já pode escrever. Agora, se você ignora os textos fornecidos… aí fica difícil mesmo…

Pense: se você vai receber textos na proposta, deve ser porque eles querem te dar uma mãozinha… baseie-se nos textos e opine! Não seja complicado!

 

E para melhorar o vocabulário? Como você faz?

Você tem períodos longos? Certeza?

PROMOÇÃO!

6 respostas em “E se eu não souber falar sobre o tema?!

  1. oi professora, aqui é o Fernando, vestibulando (mas ainda não decidi). Eu me considero bem preparado para o vestibular, até por que eu já fiz um ano de cursinho, e comecei a estudar bem no início do ano, mas redação é meu fracoooo….. é só isso que eu preciso melhorar.
    eu não sei se minha redação tá boa e na época do cursinho eu só entreguei umas 2 o ano todo 😦 …..
    você fala que não precisa saber sobre um assunto pra escrever mas tem tema que eu não saberia escrever!! como eu faço?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Então, Fernando, claro que você e todos os seus concorrentes têm uma bagagem de leitura, cada um até um certo ponto. Essa bagagem é usada nas redações, lógico. Mas pense assim: a redação NÃO É a prova de geografia, ou história, ok? Os detalhes e dados que são importantes nestas provas não têm peso na prova de redação, porque o mais importante da prova de redação é sua opinião. Cuidado para não fazer um contexto histórico que ocupa a introdução inteira ou que vá até a metade da página! Isso é uma cilada! Deixe isso para seu concorrente inocente!!! 😀
    Eu costumo dar aos alunos um tema sobre a internacionalização da Amazônia; esse é um assunto velho, que não vingou, de modo que ninguém sabe exatamente do que se trata. Então eu ensino aos alunos que isso é o de menos: eles podem dizer algo do tipo “se internacionalização for tal coisa, então eu estou de acordo… agora se for uma outra tal coisa, aí não concordo, porque blablabla…”.
    Pronto! Redação garantida, porque tem muita hipótese para se levantar!
    Abs!

    Curtir

      • oi Juninho, não, não tem peso nenhum vc errar o autor de uma frase, ou uma data de uma acontecimento. O corretor É um professor de português, ele sabe tanto quanto o seu professor de português. Ele não vai fazer pesquisas para ver se vc está falando a verdade mesmo, ele tem minutos para corrigir cada redação! Mas ele vai captar sua intenção e algo mais q os professores têm mesmo q observar. Só. No máximo ele pode achar engraçada sua confusão de datas ou de nomes.

        Curtir

Deixe um comentário

