A professora mandou usar Bauman na dissertação…

Um vestibulando de uma rede social me disse “sempre tenho dúvida sobre o que trazer de novo na minha redação: história, filosofia sociologia ou literatura?”

Ele também revelou que  a professora dele pede para eles decorarem redações nota 10 da Fuvest e usarem Bauman e Mikhail Bakhtin. E assim os alunos pensam “se eu incluir Bauman, vou ganhar uns pontinhos a mais”.

Não há nada mais desrespeitoso que isso, meu Deus!

É o mesmo que o professor dizer “Como você é um incapaz e não tem nada em sua cabeça, escreva o que eu quero, ou escreva o que os outros já escreveram. Você é um zero à esquerda, e o que você pensa não interessa”.

Vocês deixam isso?!

Por favor, não “sacaneiem” vocês! Cada um de vocês sem exceção tem ideias pessoais, não se deixem manipular! Aquilo que vocês têm vontade de falar de verdade é a melhor coisa para pôr numa redação!

Vocês vão incluir história, sociologia, filosofia, literatura e tudo mais que vier a sua mente, não tem como  escapar! Todo mundo tem um pouco de tudo isso dentro de si, mas precisa ser  uma redação com a marca de vocês! Quem gosta de abordagens filosóficas, fatalmente vai incluir alguma coisa filosófica, mas isso virá dele! Quem não tem familiaridade com filosofia não vai por esse caminho para explicar sua posição, e não precisa!

Sim, eu por acaso gosto de Bauman em alguns pontos, mas especialmente pela pessoa que ele é (já o viram no youtube?), com 90 anos tão lúcido! Tão jovem! Tenho visto e ouvido o Pondé…Eu também gosto da clareza e da didática da Márcia Tiburi (quem falou que filosofia é algo abstrato?!). Mas essa sou eu! Não pense que o vestibular exige que você cite filósofos – tem quem passe usando filosofia, e tem quem passe sem usar filosofia!

Se não fosse para o vestibular o que você gostaria de escrever ali naquele papel? Pense assim! Você vai ver como você vai ficar leve!

DEMOCRACIA DE PENSAMENTO JÁ!

brick

Credo! Você não é a brick in the wall!

***

Você aprendeu que não pode repetir palavras? Nossa! Isso deve estar torturando você! Mas eu tenho uma ótima notícia aqui!

Aposto que você não usa ponto-e-vírgula nas redações… medo? Eu te ensino!

Dá pra ficar em cima do muro?!

É bom incluir  filosofia e sociologia na redação?

PROMOÇÃO- veja se você não perde esta!

5 respostas em “A professora mandou usar Bauman na dissertação…

  1. Pingback: Quer saber o que escrever na redação? | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. eu tive uma professora que dava frases de filósofos pra gente por na redação. Eu não achava errado, a redação ficava melhor. Mas o vestibular não aceita isso?

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Lika, vou escrever um post sobre sua dúvida: a redação do colégio não é igual à redação do vestibular. No colégio você precisa satisfazer as exigências da professora, e você precisa passar de ano. No vestibular você precisa mostrar que não tem mais aquela cabeça de ensino médio, que aceita sem discutir, que não tem pensamento crítico, entende? Se numa redação de vestibular você menciona uma frase, digamos, do Platão, você tem que explicar o que isso tem a ver com sua forma de pensar, não pode ser de graça. Obrigada!

      Curtir

  3. sensacional seu blog professora! Eu gostaria muito de fazer aulas com você, tenho que passar este ano. Esse valor de 162 reais que está no seu site é de 4 aulas mesmo ou é cada uma? Desculpe mas é que minha família está com dificuldades finaceiras.

    Curtir

    • oi Felipe, que bom que vc está gostando do blog! Fico lisonjeada!
      Sim, você deve estar se referindo ao meu curso online – R$ 162 é o valor de 4 aulas mesmo, ok? Graças à internet posso oferecer meu curso por esses preços baixos! Espero você por aqui!!! 😉

      Curtir

Deixe um comentário

