Quantas linhas pode ter num parágrafo?

Quantas você quiser.

Você  é o autor, você é que manda! Não é o corretor que quer  ver X linhas! Desse jeito você vira escravo do leitor – o que é isso?!

O corretor quer entender sua posição, só. Nenhum vestibular ou concurso conta linhas de parágrafo, esse critério não existe!

E olha que tem gente em colégio particular famoso que chega no meu curso achando que a introdução deve ter 2 períodos, a conclusão deve ter 3, cada parágrafo de argumentação deve ter 4…

Depois quando olha para aquelas redações “nota 10” com números variados de períodos em cada parágrafo se sente mal…

Relaxe… redação é mais fácil do que você pensa!

Aliás, a preocupação com número de linhas pode bloquear você. Tudo que tira sua concentração do assunto em si pode bloqueá-lo. Nenhuma pessoa normal se preocupa com número de linhas de redação, nem o corretor se preocupa com isso. Tenho no meu curso de redação inúmeras redações muito boas, de ex-alunos que hoje estão em faculdades ou em cargos governamentais, com apenas UMA frase! Ou seja, uma ou duas linhas!

Deu medo?!

Tem até uma professora do RJ que reforça isso no blog dela, direcionado mais para o Enem!

Aliás, veja uma redação nota 1000 com UM período na introdução!

E, só pra lembrar: se você é vestibulando, logo logo as provas tão aí, tá? Quanta regra boba está complicando sua vida, não?

Aliás… você é do tipo que estuda redação?

_________________________________________

PROMOÇÃO!

Cursos virtuais a partir de R$ 29 por aula! Vestibular ou concurso

54121381948
520
741
Anúncios

32 respostas em “Quantas linhas pode ter num parágrafo?

  1. QUANTAS LINHAS TEM QUE TER UM PARAGRAFO
    POR FAVOR ME RESPONDE E URGENTE
    SE VOCE NAO ME RESPONDER AGORA EU DENUNCIO O SEU BLOG

    Curtir

  2. professora, tenho um filho vestibulando que está com sérios problemas para fazer a redação. Ele está fazendo um cursinho de redação desde o início do ano, que reforça muito as atualidades mas ele não consegue escrever nada então acho que não está adiantando. Para quem não consegue escrever nada o seu curso tem solução? Dá para conseguir alguma coisa nesses 4 meses que faltam?
    Estamos em São Paulo.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Helena, obrigada pela mensagem 😀
      Sim, meu curso é especializado em quem não escreve nada, tem bloqueios… Atualidades é bem legal, mas a redação NÃO avalia o quanto o aluno sabe de atualidades, e inclusive as propostas de vestibular já dão textos de base para os alunos, então… realmente não faz diferença aprender um monte de atualidades. A redação avalia a opinião do aluno sobre o que foi fornecido na prova.
      Veja no seu email os detalhes que estou enviando sobre os vários tipos de cursos – 4 meses é mais que suficiente.

      Curtir

  3. oi Genilson! obrigada pela visita!
    Bem… não tem dica pra se sair bem na redação né… vc pode imaginar… se tivesse dica eu venderia dicas em vez de ajudar alunos 😀
    Pontuação é algo que depende de leitura em voz ALTA. Não em murmúrios como vocês estão acostumados a fazer na escola. Tenho alguns posts sobre isso: https://wp.me/p3a8eV-qp e https://wp.me/p3a8eV-j3
    E isso leva tempo…
    Agora, conectivos também é treino, né? Senão fica essa coisa de “forçar” conectivos do tipo “Ademais”, que todo mundo anda pondo no Enem – credo! um horror! Quando não se tem esse treino, se usa conectivos na hora errada, e aí… piora.
    Nesses dias que faltam sinceramente pouca coisa pode ser alterada na sua redação, mas neste meu blog tem mais de 450 posts sobre dissertação – dá uma olhada!
    Olha, eu te desejo uma ótima prova, tá?! Volte pra contar!

    Curtir

  4. professora gostaria de sua opinião sobre o caso da minha filha. Ela vai entrar no ensino médio e é muito aplicada. Não sabe ainda o que vai fazer no futuro, mas ela gosta muito de direito. Estamos vendo que está cada vez mais difícil conseguir vaga em faculdade pújblica, e queremos saber se valeria a pena ela ir para uma escola pública para conseguir os bonus necessários. Atualmente ela está em escola particular. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Celia. Sinceramente? Sim, se eu tivesse um filho nessa faixa etária, eu o colocaria em escola pública. Primeiro porque os bônus fazem muita diferença na hora de entrar numa pública; segundo porque você vai ver que nem todas as escolas públicas são ruins como dizem, e que talvez a escola particular onde sua filha está não é tão superior às públicas como vc pode imaginar… há ótimos professores nas públicas, e não é comum haver classes com 50 alunos nas escolas públicas como existem em muitas particulares! (estou me baseando nas escolas de SP, não sei onde vc está)
      Fazendo isso você pode complementar o ensino com um cursinho que ela já pode fazer no 2o ano do médio, por exemplo, ou com aulas particulares, que podem sair mais barato que o próprio cursinho! Assim ela vai ter um bom treino do conteúdo ALÉM do tal bônus!
      Boa sorte pra ela! 😉

      Curtir

      • obrigada pela resposta, acho que vamos mesmo matriculá-la numa pública, estamos em São paulo também. Ajudou muito. Vamos fazer como você sugere. Ela também vai fazer seu curso daqui a algum tempo, estamos esperançosos de que ela consiga uma pública por que não poderíamos pagar uma particular. Abs.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s