Quantas linhas pode ter num parágrafo?

Quantas você quiser.

Você  é o autor, você é que manda! Não é o corretor que quer  ver X linhas! Desse jeito você vira escravo do leitor – o que é isso?!

O corretor quer entender sua posição, só. Nenhum vestibular ou concurso conta linhas de parágrafo, esse critério não existe!

E olha que tem gente em colégio particular famoso que chega no meu curso achando que a introdução deve ter 2 períodos, a conclusão deve ter 3, cada parágrafo de argumentação deve ter 4…

Depois quando olha para aquelas redações “nota 10” com números variados de períodos em cada parágrafo se sente mal…

Relaxe… redação é mais fácil do que você pensa!

Aliás, a preocupação com número de linhas pode bloquear você. Tudo que tira sua concentração do assunto em si pode bloqueá-lo. Nenhuma pessoa normal se preocupa com número de linhas de redação, nem o corretor se preocupa com isso. Tenho no meu curso de redação inúmeras redações muito boas, de ex-alunos que hoje estão em faculdades ou em cargos governamentais, com apenas UMA frase! Ou seja, uma ou duas linhas!

Deu medo?!

Veja esta redação da Fuvest, que foi uma das melhores… ache o parágrafo com uma linha!

Tem até uma professora do RJ que reforça isso no blog dela, direcionado mais para o Enem!

Aliás, veja uma redação nota 1000 com UM período na introdução!

E, só pra lembrar: se você é vestibulando, logo logo as provas tão aí, tá? Quanta regra boba está complicando sua vida, não?

Aliás… você é do tipo que estuda redação?

***

PROMOÇÃO!

Cursos virtuais a partir de R$ 29 por aula! Vestibular ou concurso

28 respostas em “Quantas linhas pode ter num parágrafo?

  1. QUANTAS LINHAS TEM QUE TER UM PARAGRAFO
    POR FAVOR ME RESPONDE E URGENTE
    SE VOCE NAO ME RESPONDER AGORA EU DENUNCIO O SEU BLOG

    Curtir

  2. professora, tenho um filho vestibulando que está com sérios problemas para fazer a redação. Ele está fazendo um cursinho de redação desde o início do ano, que reforça muito as atualidades mas ele não consegue escrever nada então acho que não está adiantando. Para quem não consegue escrever nada o seu curso tem solução? Dá para conseguir alguma coisa nesses 4 meses que faltam?
    Estamos em São Paulo.

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Helena, obrigada pela mensagem 😀
      Sim, meu curso é especializado em quem não escreve nada, tem bloqueios… Atualidades é bem legal, mas a redação NÃO avalia o quanto o aluno sabe de atualidades, e inclusive as propostas de vestibular já dão textos de base para os alunos, então… realmente não faz diferença aprender um monte de atualidades. A redação avalia a opinião do aluno sobre o que foi fornecido na prova.
      Veja no seu email os detalhes que estou enviando sobre os vários tipos de cursos – 4 meses é mais que suficiente.

      Curtir

Deixe um comentário

