Como dar proposta inovadora no Enem?

Um vestibulando me disse que evita ler os textos fornecidos na prova do Enem, para fazer a redação. Ele acha que agindo assim conseguirá ficar mais à vontade para ser criativo e bolar uma proposta inovadora, diferente da dos concorrentes. Ele tem medo de ser “influenciado” pelas ideias dos textos.

Ele está equivocado, e indo por um caminho mais difícil!

Veja o que é uma pessoa inovadora:

1. Tem poder de observação e de curiosidade – enquanto está no carro, no ônibus, andando, observa o que os outros estão fazendo, observa como são as construções… é aquele tipo que se lembra de detalhes dos locais por onde passou, NÃO é o tipo que olha o tempo todo para o celular.

2. Não segue a multidão e questiona opiniões que todo mundo repete. Consegue ver os fatos sob ângulos diferentes – sempre pergunta “mas por que é assim?”, está sempre querendo saber se alguma coisa não poderia ser diferente. 

3. Faz isso com frequência e não somente no dia da prova – todo inovador está o tempo todo tentando achar ângulos diferentes dos comuns.

4. Enxerga oportunidade onde todos veem dificuldades  – ele não é o tipo que só critica e reclama do governo, ou do ser humano, ele fica acima disso!

Esses itens não foram inventados por mim, foram adaptados de sites empresariais.

Ou seja, o inovador observa opiniões e fatos, porque isso o leva mais rápido à inovação! Gente distante das opiniões alheias e de fatos não tem nem como inovar!

Os textos fornecidos em provas de vestibular trazem opiniões e fatos, isso é base para a inovação.

Só para esclarecer, criatividade é uma habilidade que muita gente tem de combinar ideias de forma diferente do que os outros fazem. Precisa ser treinado, não dá  para fazer só na prova. Infelizmente nossas escolas não treinam criatividade; ao contrário, tentam massificar as ideias dos alunos.

Inovação usa uma ideia criativa para aplicar no mundo concreto – é algo mais concreto, portanto. Pela inovação você mostra como pode ajudar o mundo.

E, portanto, para dar uma proposta inovadora no Enem você não pode ignorar os textos fornecidos, e tentar partir do zero. Nenhuma invenção partiu do zero, você sabe, não é?

Publicitários são gente inovadora… você diria que eles se isolam do mundo para inovarem? Não! eles são muito antenados, muito observadores! Eles estão mergulhados no mundo!

(Os alunos que ignoram os textos fornecidos, em qualquer vestibular, também correm o risco de demorar mais que o necessário para fazer o texto)

 

Já viu meus outros posts sobre o Enem?

Como decidir o que escrever

Como usar os textos de apoio

Como é a linguagem que o Enem pede

O que tem de diferente no Enem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s