Erro comum na redação empresarial

Já viu por aí o anúncio “doces caseiro”, “produtos italiano”?

O risco da preguiça de nunca aprender a escrever na sua própria língua é esse: fazer papel ridículo (na frente de quem sabe escrever).

A regra é concordar o nome com seu adjetivo. Então o correto é…

“doces caseiroS” e “produtos italianoS”

Aproveitando a observação feita pelo internauta abaixo, nos comentários, comento a placa “estaremos fechado”, muito comum por aí. Esse tipo de concordância é chamada de silepse (alguns colegas chamam de concordância ideológica); ela dói nos ouvidos mas o fato é que o que estará fechado é o estabelecimento, e isso fica subentendido.  Está estranho, mas existe essa concordância. Portanto neste caso ela é aceita, especialmente em linguagem informal.

Entretanto observe que não é o mesmo caso das frases lá de cima, ok? E essas nuances normalmente o brasileiro (quem não é gramaticista) não domina, e por isso é melhor concordar conforme a regra “nome e adjetivo concordam”.

 

E pontuação? Você sabe pontuar direitinho? Não, não precisa de regras! Veja aqui!

Olha que absurdo a mania de usar “na qual” (e errado)!

Anúncios

3 respostas em “Erro comum na redação empresarial

  1. Já ouviu falar sobre silepse, “professora”? Melhor se inteirar a respeito. Para não passar vergonha na frente de quem sabe escrever.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s