A aluna que escrevia parágrafo por parágrafo…

Vejam esta história!

Na semana passada recebi uma nova aluna concurseira – a Bruna. Ela se mudou há um ano do interior de MG para São Paulo, para fazer cursos preparatórios, inclusive um certo curso numa escola de redação.

Depois de uns meses, ela terminou seu suposto curso de redação na tal escola, tentou alguns concursos menos importantes para ela (ela deseja passar no Bacen) e… a surpresa! Suas notas em redação eram sempre medianas… ela não havia evoluído nada!

Quando ela me procurou para fazer meu curso virtual, notei que seu problema não era bloqueio. E não se pode dizer que ela escrevia mal!

O problema é que ela foi ensinada a prestar tanta atenção à gramática que ela SÓ prestava atenção à gramática! Ela me disse “professora, eu me acostumei tanto a estudar gramática naquela escola, que quando eu leio um texto eu só observo a gramática! Às vezes tenho que reler o texto para entender o conteúdo!”

Ela demorava horrores para fazer um mísero parágrafo, de tão preocupada com sujeito, verbo e coisas do tipo! E como a gramática não é o centro de uma redação, as redações dela eram muito chatas de serem lidas! Sem personalidade… (mas com a gramática impecável!)

É isso: curso de redação que ensina gramática não é curso de redação! Você NÃO PRECISA aprender gramática para escrever bem! Em poucas aulas eu deixo sua redação em ordem sem regrinhas!

 

Tem sempre promoção rolando, sabia?

E esta palavra aqui? Acha que é coloquial?

Deixe um comentário

