socorro – meu filho escreve mal!

E quando o pai ou a mãe do aluno acha muito bom que o filho esteja numa escola que lhe tolha a personalidade na escrita, que o obrigue a usar palavras de outrem (só porque é famoso), que faça de tudo para anular seu pensamento  crítico?

Isso é bem comum…

A Andressa é minha aluna há 1 mês. Ela escreve tão bem quanto qualquer aluno da sua idade, no último ano do ensino médio. Infelizmente ela está submetida a essa ditadura das regras para escrever.

No começo do curso comigo ela sempre incluía Bauman, ou Foucault em seus textos, porque era assim que a escola exigia. E ela mesma estava convencida de que certos vestibulares “gostavam” de ler esses nomes!

(De onde veio essa bizarrice, meu deus?!)

E havia também a regra de usar palavras “difíceis” (o que seria uma palavra difícil!?). Não era fácil ler uma redação dela, nem ela gostava do que escrevia…

E o pior: o colégio onde a filha estudava havia convencido o pai de que ela escrevia mal. Talvez até por uma questão de marketing, para fazer parecer que o colégio era realmente muito bom! Exigente! Sim, tem muito disso por aí! O marketing do colégio acima da tarefa de auxiliar o aluno a escrever.

A menina vivia tirando notas abaixo  de 5 nas redações, sem motivo aparente.

No fim das contas, o próprio pai veio me dizer que a filha escrevia muito mal, não tinha vocabulário, e  não sabia mais o que fazer para que ela lesse mais… Quando eu lhe disse que eu não seguia regras para escrever, ele ficou claramente contrariado e tentou encerrar o curso, mas a filha adorava vir para as aulas, e continua comigo.

Agora, pensem comigo: se o colégio ensina a usar palavras difíceis, citar gente famosa, não era de se esperar que o vocabulário dessa garotada estivesse melhor?!

É… acho que não é por aí mesmo…

Pais, acordem! Redação é manifestação pessoal de democrática dos seus filhos! Não aceitem mais a ditadura do pensamento!

 

Vamos resolver essa redação lenta para o vestibular?

Vamos entender a internet de verdade?

Deixe um comentário

