Sua redação vem avaliada ou… rabiscada?!

Que horror quando sua redação é devolvida pelo professor cheia de rabiscos vermelhos!

Eu disse rabiscos!

Escrever, perguntar para o aluno, comentar, mostrar como melhorar é outra coisa! Rabisco é coisa de quem não se importa com o seu suor (não  precisava ser assim, mas é…) para escrever aquele texto!

Os alunos me trazem umas redações de cursinhos preparatórios e eu vejo uns riscos por baixo das palavras, e NADA comentado ali – não dá pra ter ideia do que incomodou o corretor! (Aliás, seu corretor é bem incomodado ein…)

Tem também aquelas redações que aparecem com palavras ou trechos riscados, e substituídos por outros, que no fim nem eram o que o aluno queria dizer!

Mas há os professores que até anotam o nome do tipo de falha encontrada (coesão, vocabulário etc etc). Já é alguma coisa… o problema é se o aluno não sabe o que é coesão, por exemplo…

Dá um desânimo para escrever, não…?

Agora, cá entre nós… o mais curioso são aqueles círculos que os professores fazem por toda a redação, caçando palavras repetidas – é demais, não?! O que parece aquilo?!

Professores de redação: parem de corrigir redações!  Prestem atenção no que o aluno escreveu! Ele não está escrevendo para você ver como ele acentua direitinho! Ele está expondo o pensamento dele! Se você não entendeu, escreva um bilhetinho ali e espere que ele venha explicar! Ele virá – ele não vê a hora de ser reconhecido como ser pensante por alguém! Aí você o ajuda a reescrever o trecho para ficar do jeito que ele queria! Depois me  conte como ele melhorou!

Aluno, se a redação voltar sem comentários, procure o professor e pergunte a ele o que ele achou do texto. Se você não entendeu algum rabisco vermelho, procure o professor para entender – você está pagando seu curso (escola pública é paga por todo mundo). Não aceite escrever só para ganhar nota!

Nos meus cursos eu AVALIO  tuuuuudo! aqui não tem nada de rabiscos…

Você só entende sites em português? 😮

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s