Pode repetir palavras! Caiu a “regra”!

Nos últimos dias três alunos meus mostraram medo de repetir palavras nas dissertações do meu curso, e eu estou achando que esse é um problema epidêmico!

É verdade que há repetições que soam mal e que podem ser evitadas. É só você ler  em voz alta e está tudo resolvido! Nenhum professor precisa ensinar isso para você.

Agora, quando a palavra repetida é nada mais nada menos que o tema em si, o assunto, o centro de tudo que você está escrevendo… aí é melhor não inventar moda… é melhor repetir…

Tenho aqui do lado a Gramática do Português Brasileiro, do professor A. Castilho. Esse professor é uma autoridade absoluta no ensino do português. Acho que você não duvidaria dele, certo? Dê uma olhada…dsc03126

Pois bem, ele diz que a repetição tem várias funções:

  1. garantir a coesão (=ligação entre ideias)
  2. facilitar a compreensão  (=básico!)
  3. dar fluência ao texto (=leitura fácil)

ele também cita mais outros aspectos da repetição e diz que ela é um dos processos de construção de textos. 

Sim, no Enem a regra é a mesma, veja.

Vamos ver se você ainda vai continuar apagando palavras repetidas sem pensar…

 

Ler bastante garante redação boa? Mesmo?

Dá pra aprender redação só vendo vídeo-aulas? E só lendo livros de redação?

Você tem perdido ótimas promoções… 😦

4 respostas em “Pode repetir palavras! Caiu a “regra”!

  1. todos os meus professores sempre circulavam as paavras repetidas nas minhas redações, e eu fico sempre preocupada de repetir palavras. Agora eu estou estudando p/ vestibular e eu acho bem dificil escrever a redação, eu fico pensando em sinônimos, isso me faz demorar muito pra escrever. Até hoje ninguém tinha falado que podia repetir palavras na redação!!!!!!!
    shusaaashusaaashusaa…………!!!!!!!!!!gg obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  3. Pingback: O dilema da repetição de palavras | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

Deixe um comentário

