Frases de efeito para conclusões!

Não vá me dizer que você aprendeu que a conclusão de uma dissertação precisa incluir uma frase de efeito…!incredula

Tem colégio que inventou uma tal “chave de ouro”  para se colocar no final de um texto… Eu já vi alunos quebrando a cabeça por uma frase bela e “impactante” para a conclusão! Eles perdem um tempão ali, e não ganham nenhum pontinho em troca…

Tadinhos…

Eles esperam que o leitor termine de ler o texto com um “óóó!”.

Mas… quem inventou isso?!

A força da dissertação  está no meio do texto – no desenvolvimento! A conclusão não tem nenhuma pontuação especial para  criatividade…

E cá entre nós… nenhuma conclusão com chave de ouro vai compensar um desenvolvimento fraco…

Não vá atrás disso, ok?

E no Enem? será que precisa incluir a proposta de intervenção na conclusão?

Pérolas do Enem… você acha graça? 😦

***

Curso de redação pela internet a partir de R$ 29! Corre! 

Promoção – corre!

Anúncios

2 respostas em “Frases de efeito para conclusões!

  1. Boa noite professora! Tenho acompanhado suas postagens que são bem interessantes. Vou me formar em Letras este ano, e queria uma opinião sua. Nunca pensei em ser professora, mas nos últimos semestres da faculdade eu dei algumas aulas particulares e… acabei adorando! 😀 Dou aula de português geral. Agora estou numa dúvida atroz se faço licenciatura, se vale a pena… só Letras já não me permitiria lecionar? Para você a licenciatura fez muita diferença? Eu gostaria de montar um curso como o seu. Obrigada desde já.

    Curtido por 1 pessoa

  2. oi Nelly, que legal sua mensagem! É bem gostoso lecionar! Bem, se você quer mesmo lecionar, se não é só um momento para ganhar um dinheirinho, faça licenciatura sim! A faculdade de Letras te dá o domínio da língua Portuguesa, mas dominar a língua Portuguesa não garante que você vai conseguir facilitar o aprendizado de outra pessoa!
    Cada pessoa aprende de uma forma. E no curso de licenciatura você vai estudar isso na disciplina de psicologia da aprendizagem. Na licenciatura você também vai criar exercícios para dificuldades específicas (os exercícios do meu curso foram criado na licenciatura!). Sim, porque muitas vezes você vai receber alunos que não conseguem escrever uma redação dentro do tempo da prova mesmo sabendo regras, vai receber alunos com déficit de atenção, com dislexia, enfim… você vai se ver em situações que não são citadas na faculdade de Letras. Uma coisa é você saber tudo sobre português, outra coisa é você facilitar o aprendizado, para que o aluno aprenda rápido e supere dificuldades que ele tem. Obrigada pela visita! Boa sorte com seus alunos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s