Quanto vale um professor no Brasil?

Faz alguns anos eu lancei um site para que professores de redação trocassem ideias e tornassem suas aulas momentos prazerosos.

Naquela época uma professora, de MG, se não me falha a memória, me escrevia com frequência.

Ela não se conformava com a papelada que levava para casa – coisas para corrigir – e me perguntou o que eu faria no lugar dela. Parecia uma professora nata!

Obviamente o que dá certo para uma turma pode não dar para outra, por isso nem tudo que dava certo para mim daria para ela! Mas mesmo assim eu sugeri o que deu muito certo para mim: debates entre os próprios alunos com algum exercício em sequência.

Dias depois fiquei muito triste com a mensagem dela.

Ela concordou que seria ótimo fazer um debate, mas que na escola dela havia uma pressão da parte da coordenação sobre o que poderia ou não ser feito em sala de aula, e debates não eram bem-vindos, e como ela não poderia prescindir do emprego, continuaria fazendo  o que a escola queria.

Você não acha isso triste?

Também conheci uns poucos professores em São Paulo que agiam de forma oposta.

Eles tinham noção de seu valor, sabiam que tinham muito poder nas mãos!

Não se submetiam em troca de dinheiro, embora também dependessem desse trabalho.

Sabiam que, como tinham valor, se uma escola não os contratasse, haveria outra que os contrataria.

E assim era!

Um deles, me lembro, enquanto lecionava num certo colégio, recebeu oferta de emprego em outra; como não aceitou, a nova oferta foi aumentada e dessa vez ele não resistiu…

Eram professores que logo na entrevista de emprego esclareciam precisar de liberdade para atuar em sala de aula e ter ótimas ideias… Entravam na escola com postura, com valor pessoal.

Quem diria, ein, professores sendo disputados por escolas!

Portanto falar que o magistério é profissão pouco valorizada não condiz com a realidade. Seja qual for a situação do magistério, um professor que se valoriza é valorizado! Eu comprovei isso na minha própria atuação.

Sim, as coordenações e administrações escolares tendem a desvalorizar professores, porque não conhecem quem se dê valor. Mas… uma vez que conheçam um professor que se valorize, as coisas começarão a mudar…

Professores com atitude, com prazer de dar aula (do jeito que querem), são adorados por alunos e pais, pais e alunos são as maiores forças numa escola.

Professor, quem manda na sala de aula é você!

Foi você que fez faculdade para atuar em sala de aula! Ali dentro ninguém de fora sabe mais que você!

Pare de se submeter!

Deixe um comentário

