Pérolas do Enem – qual é a graça?

Eu acho algumas pérolas do Enem divertidas!

Dá para notar que algumas foram respostas debochadas mesmo, mas boa parte nada mais são que esse raciocínio livre,  peculiar aos jovens mais criativos e inventivos. Alguma coisa aconteceu de errado e esse raciocínio inventivo foi usado na hora errada, não evoluiu…

Eu mesma vi algumas pérolas quando lecionei em escolas de São Paulo…

Lembro-me do aluno que não sabia o que falar de um certo veículo de comunicação porque nunca tinha visto aquele automóvel (=veículo?!). Ri muito, e naquele momento aproveitamos para brincar com palavras – quem de nós mantém essa habilidade hoje?!

Mas as pérolas do Enem viraram moda, se proliferaram pela internet e isso …  elevou a autoestima do brasileiro!

Agora nós, brasileiros, nos sentimos uma nação de gente leitora contumaz, que domina muito bem a escrita, e que se diverte com os vestibulandos “burros”!

Ora, eles são burros ou estão burros?

Nosso ensino está capenga e chegamos a um ponto de irresponsabilidade que rimos do resultado do nosso ensino capenga?!

Não se sabe quais pérolas foram divulgadas por estudantes em geral, e quais foram divulgadas pelo Enem. Se algumas foram mesmo divulgadas pelo Enem (por que não vejo as pérolas da Fuvest?), então devo crer que foram os próprios examinadores – professores de português pagos para isso –  que fotografaram os trechos?!

Ou seja, esses examinadores, sem qualquer ética, teriam se sentido à vontade para rir da cara de alguns alunos-candidatos…?

Mas não foram eles que acharam que uma receita de miojo ou o hino do palmeiras caíram bem nas redações sobre imigração (uma pérola também ein!)!?

Existem também a possibilidade de algumas pérolas terem sido divulgadas por professores de colégios… seria uma atitude deplorável para quem tem como função melhorar a escrita dos alunos, ajudar em seu raciocínio…

Talvez estejamos descobrindo que os responsáveis pelo ensino tacanho de redação neste país sejam os alunos!

Não é engraçado? Os alunos riem dos professores-examinadores do Enem e os professores-examinadores do Enem riem dos alunos.

Nossos jovens (não me refiro aos debochados) estão dando seu máximo passando uma década nos bancos escolares, com todas as dificuldades que têm – pessoais, sociais, afetivas. E mesmo assim não evoluem na escrita, no raciocínio… Nem parece que Paulo Freire foi nosso conterrâneo!

 

Tem promoção rolando!

Acho que você está usando clichês e nem sabe…

5 respostas em “Pérolas do Enem – qual é a graça?

  1. Pingback: pérolas de alunos e professores sem ética | escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  2. Pingback: escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  3. Pingback: escrevacertoblog - quebrando o tabu da redação

  4. Professora, eu fiz poucas redações esse ano e eu mandava para um corretor que me dava notas boas até mas eu sinto que não melhorei nada e eu vou ser sincera; eu demoro horas que nem essas pessoas que vc conta a história no seu blog!!!! ano passado eu não consegui fazer nada direito no enem, e agora eu preciso de um milagre!!! A senhora faz milagre 😀 Que tipo de aula você me aconselha?

    Curtido por 1 pessoa

    • oi Adriana, é, se você demora muito pra fazer a redação, é melhor você resolver isso agora, porque eu já estou careca de saber de histórias de gente que escrevia super bem – mesmo – e no dia da prova foi aquela decepção! Eu posso reduzir seu tempo, ainda dá. Qualquer curso meu funciona pra você, mas para o Enem eu sugiro um presencial ou por skype, porque estamos muito em cima da prova! Eu já vi milagres por aqui 😀
      Escolha aqui: http://escrevacerto.webnode.com/vestibular/

      Curtir

Deixe um comentário

