Como é a correção do Enem?

Meus ex-alunos e alunos estão enviando mensagens em massa para mim: eles querem se manifestar em relação às redações feitas para o Enem, que continham receita de Miojo e hino do Palmeiras (poderia ser de qualquer time, não importa!).

Vários desses meus alunos não conseguiram nenhuma vaga em faculdade pelo Enem, embora escrevam bem (teve até quem tirasse DEZ em redação de faculdade pública de São Paulo!). Sinceramente, fiquei revoltada… e por tantos absurdos no ensino resolvi fazer este blog. O que mais eu posso fazer?!

Resta uma interrogação que ninguém aqui está respondendo. Nós não sabemos o que se passa durante as correções do Enem…

Ou melhor… boa parte das desconfianças minhas e dos meus alunos se dissiparam com essas duas redações que giraram pela internet, assim como a do aluno que falou de seu aniversário no meio do texto! Se não fossem esses alunos com presença de espírito, não teríamos provas tão cabais de que a correção da redação do Enem é falha.

As redações citadas estavam no mínimo incoerentes. Não vamos nem entrar no mérito do tema em si, impreciso, da solução pedida para o que nem se sabe se é problema…

Vestibulando, saiba que por enquanto o Enem está mais para uma loteria . Você  que sempre critica o ensino fundamental e médio brasileiro em suas redações… o que pretende fazer agora? Agora que VOCÊ está correndo risco?

Eu não vejo ninguém melhor que você, vestibulando – que está sendo prejudicado por isso – para se mobilizar por uma mudança no Enem.

 

Ainda tem promoção rolando!

Você tem a mania de escrever que temos de “resolver o impasse”?

Tá no nível zero? Dá para sair dele com meu ebook sem regras!

Deixe um comentário

