Você se sente travado para escrever redação?

Lá no seu passado seus professores (ou algum adulto) sempre estavam insatisfeitos com o que você escrevia, lembra? Você lembra um pouco, mas isso pode ter começado muito antes!

Para eles sempre havia um defeitinho no que você escrevia. Pior ainda se os seus pais também eram críticos e exigentes…

Alguns alunos não ligam tanto para críticas, mas muitos ligam.

Você se sentem mal quando tem que escrever?

menina chorando

Tive uma aluna vestibulanda que estava bloqueada quando chegou aqui. Em uma das seções de desbloqueio ela lembrou e me contou que na escola fundamental uma professora usou a redação (desta aluna) para mostrar aos outros alunos como não se escrevia. A professora ridicularizou a aluna para toda a classe, num colégio particular do interior de SP.

Minha aluna disse que chorou naquele momento. Falando isso ela quase chorou na minha frente também.

Depois daquilo ela não lembrou mais do fato, mas o cérebro dela lembrava… ele dizia a ela “o que você está escrevendo é ridículo, todos vão rir! Não escreva!”.

E quando ela “ouvia” essa voz do cérebro, não escrevia mais nada.

Viu como bloqueio é coisa simples de entender?

Como nosso ensino de redação na maioria das escolas de todo o país é medíocre, e se baseia em criticar, criticar, e dar nota baixa, acho difícil encontrar alguém que não tenha bloqueio…

Ao contrário do que você pode imaginar, o bloqueio está mais presente em alunos de escolas particulares, certamente pela exigência de resultado e pela competição que existe ali. E os pais podem piorar isso se forem exigentes também.

Alunos que nunca tiveram aula de redação na vida chegam tranquilos e escrevem mais fácil!

Aquela minha aluna levou aproximadamente 4 aulas para desbloquear, e tornou-se uma aluna brilhante, tanto que conseguiu 980 na redação do Enem. Hoje outros alunos meus leem as redações dela e gostam demais! (acho que aquela professora dela tinha inveja ein…)

Se  você é bloqueado, vou contar uma coisa que vai deixá-lo lisonjeado: geralmente os alunos bloqueados são no fundo escritores acima da média!

Isso tem uma explicação: a escola brasileira é medíocre no ensino de redação, como eu disse, e gosta de alunos medíocres; quando o aluno não se enquadra no medíocre, quando ele é diferente, isso é um choque para os professores, que gostam de gente “normal” (dentro das normas), e eles passam a rejeitar o que é inovador. Eles querem que você seja “a brick in the wall” mesmo!

Ou você nunca viu aquelas vídeo-aulas que falam pra você começar frase com uma certa palavra? Ou você nunca teve uma aula em que o professor falava o que seria bom você pôr na redação?!

Você pode estar até convencido de que eles tinham razão, de que você não escreve nada que preste… mas agora é você que está se enganando… .

Isto aqui é você  na hora de fazer uma redação?

E este caso aqui – lembra você fazendo redação?

E que tal uma promoção?

 

 

8 respostas em “Você se sente travado para escrever redação?

  1. Conhece a experiência da Uva, prá desbloquear. O professor depe a um aluno(s) prá comer uma Uva. Depois pede que escreva num papel suas sensações. Por exemplo: A uva é verde (obvio, mas, paciência) , parece um planeta, uma estrela verde, é lisa feito veludo, lembra minha infância (olha!), no passado era considerava uma fruta de rico, a gente só comia quando tava no hospital, o Brasil importava. Hoje, Petrolina, em Pernambuco produz uvas às margens do Rio São Francisco, faz até vinho, coisa impensada alguns anos atrás. Quando eu era pequeno minha mãe disse que uva só dava em lugar frio, eu perguntei se podia plantar na geladeira. No caminho da minha casa pro trabalho eu vi um pé de uva enramado em cima de muro de uma casa… De repente, sem sentir, de uma maneira divertida, se faz uma redação.

    Curtido por 1 pessoa

    • eheheheh… boa! Essa técnica é ótima para desbloqueio, não exatamente para vestibular ou concurso, porque leva um tempo, mas é a melhor que tem! Usada em ensino fundamental.
      Se o fundamental treinasse a redação sem medo ninguém ia chegar bloqueado no vestibular!
      Mas hoje a redação só é mencionada no ensino médio e no último ano! E só mencionada mesmo, treinar que é bom…

      Curtir

  2. estou bloqueada, e estou no segundo ano do cursinho para marketing.
    Não sei se dá para desbloquear até o fim deste ano estou bastante desanimada 😦
    Ano passado fiz dois cursos só de redação, e estou cansada de ver aulas teóricas, porque eu já sei tudo aquilo que eles dizem!!!!!!!!!!!!! Nem terminei os cursos.
    Eu não aguento mais!!!!!
    Sabe quando vc ouve esse blablabla todo e na hora de escrever não sai nada??!! TÔ assim prof!!!!
    Aqueles seus cursos por internet têm que assistir aula teórica?
    por favor… meu ajudaaaaaaaaaaaaaaaa 😦

    Curtido por 1 pessoa

    • Não Julia, não tenho aulas em vídeo, tenho aulas teóricas grátis no site escrevacerto.webnode.com
      Eu não ensino regras para redação, mas, mesmo que eu fizesse umas vídeo-aulas, meus alunos não têm tempo de mais nada, eles já nem dão conta das aulas nos cursinhos…
      Minhas aulas TODAS são práticas.
      Mas eu acho que não dá para eliminar as aulas teóricas dos cursos, porque sempre tem quem não aprendeu o esquema básico de uma redação. E geralmente esses cursos de redação que você menciona são em grupo.

      Clica lá em cima em “Curso de redação para Vestibular” e você vai ver todos os detalhes dos cursos.
      Bons estudos! 6 meses dá tempo sim!

      Curtir

    • no meu caso as vídeo aulas ajudaram bastante porque meu colégio quase não falava de redação. E alem disso eu sou do interior do RS onde não temos cursos de redação (aliás nem cursinho), então pra nós aqui essas aulas ajudam muito.
      Mas eu nunca paguei por aula, eu assisti no youtube, tem muitas lá. Acho que não vale a pena pagar por esse tipo de aula, elas são repetidas. Tem bastante material na internet de graça, eu sempre venho aqui ver os posts deste blog. Quando tu tiver possibilidade aí tu paga um professor particular e só ve tua redação.

      Curtido por 1 pessoa

  3. oi professora, sou a Laura e vou fazer cursinho pra Direito. Só que eu sou uma pessoa vazia, eu não tenho ideia nenhuma pra escrever, minhas redações são minusculas. Eu queria fazer seu curso mas eu naõ sei se ele me daria conteúdo.

    Curtir

  4. nossa, vc me descreveu proffff…. só de pensar que eu tenho que fazer uma redação eu já fico mal. To no segundo ano de cursinho, e o plantonista só fala umas coisas bobas não ajuda nada…

    Curtir

Deixe um comentário

