O que há de bom na redação do seu filho/aluno?

Certa vez atendi um aluno do ensino fundamental de um colégio de São Paulo, com problemas na pontuação e falhas por pura falta de atenção. Ambos os problemas são facilmente resolvidos. Além disso, precisamos considerar que se tratava de uma criança.

No geral o aluno tinha boa escrita, de maneira que, depois, eu disse ao pai que ele escrevia bem para a idade dele. Para minha surpresa o pai insistiu que o filho não  escrevia bem. Ficou até um pouco alterado comigo…

Eu achei curioso ele dizer isso.

Primeiro porque o pai escrevia mal – eu recebia seus emails! – e não era professor de português. Aliás, o filho escrevia muito melhor que ele…

Segundo porque o aluno tinha médias boas, ia bem na escola, embora ainda tivesse dificuldades. Por que criticar assim uma criança? Encontre um aspecto bom na escrita de seu filho/aluno, diga isso para ele  e depois conte para mim o que aconteceu… A reviravolta é imediata! Imediata!

O que acontece para um pai (ou um professor) insistir que o filho escreve mal, quando na verdade ele escreve bem? Será que os pais e responsáveis não estão transmitindo muita ansiedade para os filhos?

Pai, cuidado ao passar seu perfeccionismo para seus filhos! Perfeccionismo é defeito e é o defeito que mais bloqueia! 90% dos alunos que chegam bloqueados para mim estão assim porque perseguem um objetivo muito acima do que eles podem atingir! E então… não conseguem escrever nada!

Voltando ao caso… o tal pai não quis mais saber que eu desse aulas para o filho; inventou que o filho tinha ficado ofendido com alguma coisa que eu tinha dito… (!)

 

(Vejam o caso da minha outra aluna!)

Tem uma promoção rolando

Deixe um comentário

