Para que lição de casa de redação?

Ah, eu não resisto…

Tenho que contar!

Imagine uma sala de aula de 8a. série, tentando aprender redação. Imagine que nessa sala de aula haja mais ou menos 50 alunos. Isso: 50 (cinquenta!) alunos, naquela fase agitada, e ao mesmo tempo tão aberta ao aprendizado.

Como um professor – qualificado e ganhando bem – pode ajudar esse pessoal a escrever melhor?

50 alunos…

Um dos meus alunos vive essa realidade terrível. Ele conta que o professor dá lição de casa (muita!), mas não consegue ouvir os textos lidos por todos os alunos durante a aula seguinte (óbvio), não consegue corrigir. Ele ouve 2 ou 3 apenas, e pede aos outros alunos para se basearem nesses textos para verem se erraram ou acertaram! Então os alunos nunca sabem se o que eles escreveram está certo ou não… Só vão saber na prova. E na prova eles sempre vão mal, o professor não quer nem saber.

Meu aluno não teve a lição de redação lida; então… o que ele fez? Apagou muitos trechos e copiou o que ele ouviu das 3 lições lidas em aula.

Ele está aprendendo direitinho que ele não pode escrever como ele quer – ele tem que escrever como o OUTRO escreve. Logo será um rapaz bloqueado na escrita. Logo será mais um “brick in the wall”, mais um sem pensamento crítico neste país.

É a escola prestando um desserviço.

Agora me digam uma coisa: se o professor não vai ler o que o aluno escreveu em casa, não vai avaliar nada, para que ele pediu lição de casa?! Para constar? Para dar a impressão de que ele é um ótimo professor?! Para mostrar que aquele colégio é forte?

Ora, senhores pais, vocês acreditam nisso?! Colégio bom  é isso?!

Há muito tempo esse esquema está fora de moda – hoje o aluno precisa ser o centro da aula, ele sabe muito! Ele precisa ser valorizado!

Pois bem, esse colégio a que me refiro é particular, e é um dos “top” de São Paulo. Não… não é o ensino público do país que vai mal: o particular também (menos mau que ele represente 20% do ensino nacional…).

E ainda sou obrigada a ouvir que o aluno de escola particular tem mais chances no vestibular, tem melhor formação… pelo menos em redação posso dizer que nada prova isso.

Senhores pais, a má qualidade do ensino chegou às escolas particulares. Vocês pretendem fazer alguma coisa?

 

Curso de redação com resultado rápido

Promoção toda semana

Anúncios

Uma resposta em “Para que lição de casa de redação?

  1. rssss… do jeito que vc escreveu parece minha sala de aula! Estou no último ano do ensino médio aqui em SP e é desse jeito mesmo… é só um monte de folhas rabiscadas, as vezes nem vem nada escrito. No meu colégio tem uma professora pra dar aula (faz de conta que é aula) de redação, e uma outra professora corrige, mas a gente nem conhece a outra professora. A gente até pergunta as dúvidas pra professora, mas as vezes não dá tempo de ela responder… e também tem coisas que ela nem responde direito. Meus pais não podem pagar professor particular, então não sei como vai ser no vestibular. bj, vou ler sempre seu blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s