Minha aluna está ficando angustiada…

Hoje minha aluna me disse que na primeira aula de redação do colégio a professora de redação a deixou com muito medo.

Parece que todos os alunos vão tirar notas entre 2 e 3, o que é normal naquele colégio (segundo ela), e depois as notas subirão. Como ela sabe que todos os alunos vão tirar notas baixas? Ela dá nota baixa de propósito, por acaso?!

 

A professora também fez uma lista do que não pode fazer na redação (e a lista do que pode fazer?), inclusive não pode mencionar os textos fornecidos na proposta.

Olha que engraçado: não  pode copiar nem parafrasear. Mas ela também disse que é bom usar esses textos de alguma forma… mas não disse qual seria a forma! Meio contraditório…

Ah, mas a professora também deu dicas de como tirar notas altas!

Contou que um certo ex-aluno  decorou 7 frases de gente famosa, e passou na prova de redação!

Então ele passou porque copiou o que outras pessoas falaram! Esta professora já está deixando claro que nas mãos delas os alunos perderão suas personalidades. Que feio ein…

 

E a professora também garantiu que ela vai dar todo os temas que poderão cair em provas, eles não precisam ter medo. Poderosa ela, ein!

Cara “professora”, a questão não é o tema que pode cair, é a habilidade para escrever! Caia o que cair, se o aluno treinou, ele não terá bloqueios! E se não cair nada daquilo que a senhora deu?! O aluno fica… bloqueado?!

 

Minha aluna já está prevendo que seu esforço não resultará em boas notas de redação… escrever vai ser uma coisa chata, vai ser até um martírio. E olha que o colégio é famoso por isso e ninguém discute! Eu fico com pena dela, ela está começando a ficar angustiada…

Mas minha aluna está treinando redação para o vestibular de verdade, comigo.

***

Mostrei aqui um pedacinho do sistema de ensino brasileiro – nível médio privado – em termos de ensino de redação: dá pra gostar de escrever desse jeito? Como nosso ensino está atrasado, poxa vida… mesmo um professor bem pago presta um desserviço desses…

Se você é aluno e passa por isso, independente da sua idade… meus pêsames. Espero que alguma coisa melhore em sua vida, e espero que você venha logo fazer meu curso de redação!

 

Deixe um comentário

